CAMPANHA DE VACINAÇÃO COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA

Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias

Postado dia setembro 10, 2018 por

Nessa segunda-feira, dia 10 de setembro, terá início a Campanha de Vacinação Antirrábica em Ituverava. A Campanha está sendo realizada pela Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Saúde e da Vigilância em Saúde.

A Campanha de Vacinação Antirrábica é recomendada para todos os cães e gatos com no mínimo 3 meses de idade saudáveis sejam vacinados anualmente. Por isso, a Campanha será realizada em Ituverava em todas as Unidades de Saúde do município.

A Vacina Antirrábica protege os animais contra a raiva, que é uma zoonose (doença que os animais transmitem ao homem e vice-versa), causada por um vírus. Sua transmissão ocorre através do contato com a saliva de um animal infectado, principalmente por meio de mordeduras. Qualquer mamífero pode ser afetado pela doença. Atualmente, os morcegos são os principais transmissores. A raiva urbana, que ocorre nas cidades, é transmitida ao homem principalmente por cães e gatos infectados.

A raiva não possui tratamento e são raros os casos de cura. Portanto, é fundamental a prevenção. Para se prevenir, a Secretaria da Saúde recomenda vacinar seus animais; não manusear morcegos encontrados caídos e voando durante o dia; em caso de mordidas, lavar imediatamente o local com água e sabão, e procurar a Unidade de Saúde mais próxima para que sejam tomadas as medidas adequadas; caso encontre algum animal com sintomas da doença, não manuseá-lo e procurar imediatamente um médico veterinário; e não manipular animais silvestres.

Confira o calendário da Campanha Antirrábica em Ituverava:

10/09 (segunda-feira): Unidade de Saúde do Guanabara e Unidade de Saúde do Bicão

11/09 (terça-feira): Unidade de Saúde Central e Unidade de Saúde da Vila São Jorge

12/09 (quarta-feira): Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges e Unidade de Saúde da Cohab

13/09 (quinta-feira): Unidade de Saúde da Estação e Unidade de Saúde de Aparecida do Salto

14/09 (sexta-feira): Unidade de Saúde de São Bene dito da Cachoeirinha e Unidade de Saúde de Capivari da Mata

Nesses dias, a vacinação ocorre das 08h às 16h.

No sábado, dia 15 de setembro, da 09h às 16h, será realizado o Dia D da Campanha, na Praça 10 de Março.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a campanha. “Contamos com a colaboração de todos os proprietários de cães e gatos do município e distritos para que Ituverava consiga proteger todos os animais contra essa doença. Fiquem atentos as datas e divulguem para seus amigos”, declara a prefeita.