Postado dia fevereiro 10, 2017 por administrador
No mês de janeiro tiveram início as atividades de prevenção e promoção da saúde realizadas pelo setor de Vigilância em Saúde juntamente com as Estratégias Saúde da Família no município.
Dentre as ações realizadas, o curso de gestantes na Estratégia Saúde da Família Vila São Jorge recebeu orientações sobre cuidados com recém-nascidos e, com o início das chuvas, tendo-se uma maior incidência do mosquito Aedes aegypti circulando.
Elas receberam orientações também sobre Vírus Zika e os cuidados que deverão ter durante toda a gestação para evitar contrair a doença e consequentemente o risco de afetar o bebê.
A sala de espera também foi trabalhada na mesma unidade de saúde, na qual, durante todo o mês foram abordados os temas sobre dengue e febre amarela.
O setor de Vigilância em Saúde tem intensificado suas ações dentro do município com a rotina casa a casa fazendo orientações para a população sobre eliminação de criadouros e em caso de suspeita de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito procurar a unidade de saúde.
Medidas de bloqueio realizadas em áreas onde se tem notificações de suspeitos, além de identificação de larvas do mosquito e mapeamento do município onde estas foram encontradas.
“Temos como projeto trabalhar a prevenção de enfermidades, assim direcionamos nossa equipe para atuar também antes das pessoas ficarem doentes e assim evitarmos que elas se internem, orientando ainda sobre diversos cuidados, principalmente os do momento que estão relacionados ao Aedes Aegypti”, lembrou o secretário da Saúde Alcides Antônio Maciel Júnior.