Postado dia fevereiro 11, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria de Saúde continuam intensificando o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, em Ituverava, através da Vigilância em Saúde.
Na semana passada, através do decreto nº5405/2019, a Prefeitura determinou o adiamento das aulas da Rede Municipal de Ensino por conta da pré-epidemia de dengue no município.
Por conta disso, todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino Infantil e Fundamental passarão por um mutirão de limpeza.
Além do mutirão de limpeza, os Agentes de Endemias da Vigilância em Saúde realizaram o processo de nebulização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIS) e das Creches.
Na segunda-feira, foi realizada a nebulização na EMEF “Humberto França” e na EMEI “Manuel Lázaro”; na terça-feira foi realizada a nebulização na EMEF “Jardim Guanabara”, na Creche “Thereza Lopes”; na quarta-feira foi realizada a nebulização na EMEF “Rosa de Lima”, EMEF “Fabiano Alves de Freitas”, Creche “Maria Galindo” e no Recriança do bairro Vila Independência (Bicão); já na quinta-feira a nebulização foi realizada na EMEF “Antônio Josino de Andrade”, EMEI “João Antônio Macedo” e EMEF “Moacir França”; finalizando a semana, os Agentes de Combate a Endemias realizaram a nebulização na Creche “Nossa Senhora Aparecida”; Creche “Laudelina Efigênia”; Creche “Leda Dias” e EMEF TI “Maria Barbosa”.
Além disso, os Agentes de Combate a Endemias também iniciaram a nebulização no bairro Jardim Guanabara.
Vale lembrar que, segundo a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) de Franca, a nebulização é o método mais eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, pois permite que o inseticida seja passado diretamente onde há possíveis criadouros do mosquito.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o trabalho da Vigilância em Saúde. “A Vigilância em Saúde de Ituverava, através dos Agentes de Endemias, está realizando um ótimo trabalho no combate à dengue no município, conscientizando a população e realizando a nebulização. Desde já quero agradecer a todos pelo trabalho que vem sendo realizado”, declara a prefeita.
A população também deve auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti no município, permitindo a entrada dos Agentes de Endemias em suas residências, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e mantendo suas casas e quintais limpos.
Algumas das ações que podem ser realizadas para combater o mosquito são: manter limpas caixas e calhas d’água, piscinas, tambores e cisternas; eliminar focos de acúmulo de água como tampas e latas de refrigerante ou cerveja embalagens vazias, sacos plásticos, lixeiras e cisternas; colocar areia no prato dos vasos de plantas; descartar corretamente pneus que não estão sendo utilizados; dentre outras ações.
Em casos de suspeitas de dengue ou das demais doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima de seu bairro.