Postado dia abril 8, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Em vigor no município desde outubro, a Prefeitura de Ituverava; a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; a Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII); e o Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava (Sincovami) estão promovendo o descarte ambientalmente correto de pilhas e baterias em Ituverava.
Para isso, as instituições estão apoiando a campanha “Logística Reversa”, que conta com uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e Fecomércio. Na prática, a Logística Reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas.
Na semana passada, no dia 28 de março, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Cláudia Rodrigues, entregou à ACII a segunda leva de pilhas e baterias arrecadadas nos “Ecopontos” da Prefeitura e do Parque Recreio para serem levadas para a destinação adequada. A primeira havia sido entregue em janeiro.
Os “Ecopontos”, como são conhecidos, estão localizados na sede da Prefeitura de Ituverava, na ACII, na sede do Sincovami, e no Parque Recreio, onde está localizada a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Esses locais estão preparados para receber o descarte correto de pilhas e baterias, que, posteriormente, serão retiradas no município para sua destinação adequada.
Vale lembrar que nos “Ecopontos” podem ser depositadas pilhas recarregáveis, pilhas alcalinas, pilhas comuns de zinco-manganês e também baterias portáteis.
A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.
A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Cláudia Rodrigues, falou sobre o projeto. “Estamos empenhados nesse trabalho e buscando parceiras com todos os setores do município, para que esse projeto seja ainda mais eficiente. Por isso, é fundamental a conscientização de toda a população, pois se trata de um trabalho social importantíssimo para o meio ambiente”, declara Maria Cláudia.