Postado dia setembro 2, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
O descarte correto dos pneus é imprescindível para garantir a preservação do meio ambiente. Depois que ele se torna inservível, ou seja, quando não tem mais a função pelo qual foi projetado, o ideal é que seja encaminhado para um local específico, a fim de evitar o entupimento das redes de esgoto, que causam enchentes e contribuem para a poluição de rios, o acúmulo nos aterros sanitários e, especialmente, a proliferação do mosquito causador da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
A reciclagem de pneus é a maneira mais fácil e direta para quem busca Economia e Sustentabilidade nos dias atuais, pois são vários os impactos causados no Meio Ambiente pelo descarte incorreto deste resíduo.
A estimativa é que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos. Só no Brasil, a produção de pneus é de 70 milhões de unidades por ano e a geração de pneus velhos é de 160 milhões de unidades pelo mesmo período.
Além disso, não bastasse os efeitos devastadores sobre o meio ambiente e a atmosfera, a fabricação de pneus demanda uma quantidade extraordinária de matérias-primas, como aço, borracha natural e petróleo.
Para diminuir os danos causados com o descarte errôneo dos pneus inservíveis, a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está realizando a coleta dos pneus inservíveis e conscientizando a população para que sejam evitados casos de descartes incorretos.
Quem possuir pneus inservíveis em casas e oficinas devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pelo telefone 16 3839-6249, para que os materiais sejam retirados e, assim, descartados de maneira correta.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o descarte correto dos pneus. “O descarte de forma errônea dos pneus inservíveis causam uma série de problemas para o Meio Ambiente, e é nosso papel contribuir para que isso não aconteça. Por isso, pedimos a colaboração da população para que esses casos sejam evitados em nosso município e, assim, contribuímos para a diminuição nos casos de doenças e também para a preservação do Meio Ambiente”, ressalta a prefeita.