SECRETARIA DA SAÚDE INICIA BUSCA ATIVA DE SUSPEITOS DE COVID

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia junho 22, 2020 por


A Prefeitura de Ituverava, a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica deram início à Busca Ativa de casos de Covid-19 casa à casa. A ação consiste em buscar pacientes que apresentem sinais e sintomas de síndrome gripal e contactantes, através das equipes das Unidades de Saúde do município.

A ação já foi realizada nas Unidades de Saúde de Aparecida do Salto, São Benedito da Cachoeirinha, Capivari, e essa semana teve início na Cohab, Vila São Jorge, Central, Benedito Trajano Borges, Estação, Guanabara e Jardim Independência (Bicão).

No momento da busca, é preenchida uma ficha para todas as pessoas residentes na casa, que contém os seguintes dados: nome, endereço, telefone, local de trabalho e sintomas apresentados.

Se o paciente apresentar sintomas de síndrome gripal é encaminhado para a Unidade de Saúde da Família, para ser avaliado pela equipe de enfermagem e médica da Unidade.

Caso apresente febre, tosse e se enquadre como suspeito de Covid-19, será coletada a amostra biológica (sangue) do paciente para realização de teste rápido, que será feito no Laboratório Municipal.

O paciente será monitorado pela equipe, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, por 14 dias, para avaliação do quadro clínico e com orientações específicas para cada caso.

Para realização dos testes rápidos, há os seguintes critérios quanto aos sintomas do paciente: quadro respiratório agudo, caracterizado por febre e tosse, podendo apresentar sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência, dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, tendo os sintomas iniciados há pelo menos 10 dias.

Para realização dos testes rápidos, os pacientes devem se enquadrar nos seguintes grupos: Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS), hospitais, prontos-socorros e de gestão vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS); Profissionais de segurança pública em atividade; Pessoas com 60 anos ou mais, residente em Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI); Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19; Pessoas com 60 anos ou mais; Profissionais que atuam em funerárias; Profissionais que atuam na coleta de lixo; Coveiros; Comunidades Terapêuticas; Caminhoneiros; Familiares dos profissionais citados acima; Pacientes sintomáticos, obrigatoriamente que apresente febre e tosse. Em casos de idosos, não há a necessidade de apresentar febre para a coleta do exame. 

Os contactantes e pacientes assintomáticos serão avaliados pela Vigilância Epidemiológica para verificar a necessidade de realização do teste rápido.

A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a ação. “Essa é uma das principais iniciativas para o combate à Covid-19 em nosso município. Pois, através dessa ação, vamos buscar os pacientes suspeitos e, assim, diminuir as chances de transmissão do vírus”, explica a secretária de Saúde.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogiou o trabalho realizado. “Quero agradecer a toda equipe que está nos auxiliando nesse trabalho. Essa é mais uma ação realizada para o enfrentamento da Covid em Ituverava e, mais uma vez, contamos com o apoio de todos os profissionais da Secretaria da Saúde que estão na linha de frente da Pandemia. Muito obrigada a todos por sua dedicação e empenho”, destaca a prefeita.