SECRETARIA DA SAÚDE DIVULGA AÇÕES REALIZADAS NA ATENÇÃO BÁSICA NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia maio 9, 2020 por


A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde estão realizando uma série de ações para o enfrentamento da COVID-19 no município e seus distritos. A situação de pandemia da Covid-19 refletiu em todos os setores, em especial nos serviços relacionados à área da Saúde.

Nessa semana, foram anunciadas as ações que estão sendo realizadas desde 13 de março de 2020 na Atenção Básica do município, que engloba as Unidades de Saúde da Estação, Central, Cohab, Benedito Trajano Borges, Vila São Jorge, Vila Independência, Jardim Guanabara, Capivari da Mata, São Benedito da Cachoeirinha, Aparecida do Salto e o Centro de Saúde.

Confira as ações já realizadas:

  • Educação em saúde com orientações sobre COVID-19 realizada pela da equipe de saúde na sala de espera;
  • Adequação da agenda para demanda espontânea dos casos de síndrome gripal;
  • Levantamento diário dos casos de síndrome gripal;
  • Coordenação do fluxo dos atendimentos sobre distanciamento e cuidados nas Estratégias de Saúde da Família;
  • Busca ativa dos casos de síndrome gripal;
  • Monitoramento e acompanhamento dos casos até a alta do paciente;
  • Visita domiciliar de intercorrência;
  • Apoio psicológico aos profissionais com a participação dos profissionais do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
  • Atendimento na unidade Centro de Saúde nos dias 09/04/2020, 10/04/2020 (Quinta-feira e Sexta-feira Santa) e 20/04/2020 (véspera de feriado de Tiradentes);
  • Atendimento de rotina das unidades dentro das linhas de cuidados preconizadas pelo Ministério da Saúde continuam com fluxo de atendimento respeitando as medidas de cuidados e prevenção;
  • Elaborados protocolos e fluxogramas para nortear o atendimento pelas equipes de saúde aos pacientes com sintomas gripais e/ou suspeita de COVID-19 e em caso necessário encaminhá-los para atendimento hospitalar;
  • Atendimento especifico e acolhimento dos pacientes com sintomas gripais e/ou suspeita de COVID-19, com segregação e isolamento em sala específica para conduta a ser realizada pela equipe de saúde.

Segundo a Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, “a Atenção Básica de Saúde do município está se empenhando diariamente para manter seus atendimentos de maneira adequada e de qualidade ao enfrentamento à COVID-19”.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado agradeceu o trabalho de toda equipe da Atenção Básica de Ituverava. “Felizmente, em Ituverava, nós podemos contar com o empenho e apoio da equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em especial agora, na linha de frente da Covid-19. Por isso, em nome de todos os ituveravenses, eu agradeço e parabenizo o trabalho de todos”, ressalta a prefeita.

Covid-19

A doença provocada pelo novo Coronavírus, oficialmente conhecida como COVID-19, foi declarada como uma Pandemia Mundial em 11 de março de 2020. Até essa quinta-feira, dia 07 de maio, há mais de 8.600 mortes causadas pela doença no país.

Por isso, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam as medidas que devem ser tomadas como prevenção da doença, como: usar máscaras ao sair (obrigatório em todo o estado de São Paulo); Medidas básicas de higiene (lavar as mãos com agua e sabão, e de preferência utilizar toalhas de papel para secá-las);  Outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70%; Ampliação da limpeza com álcool 70% (objetos e superfícies); Para limpeza doméstica, recomenda-se a utilização de água sanitária; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar;  Evitar tocar nariz, olhos e boca; Evitar contato com pessoas que apresente os sintomas gripais; Evitar aglomerações; Evitar compartilhar objetos pessoais e utensílios domésticos; Manter residências e locais arejados e ventilados; e Em filas manter distância de pelo menos 2 metros entre as pessoas.