Postado dia junho 5, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o a Vigilância Epidemiológica, vai iniciar a ampliação da realização de testes rápidos para detecção do COVID-19. A ação será feita com populações-alvo, conforme protocolo elaborado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com o objetivo de evitar a transmissão do vírus para a população.
Os testes rápidos têm como populações-alvo os indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por febre e tosse, podendo apresentar sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência, dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Os sintomas nos indivíduos, que fazem parte do grupo da população-alvo, devem ter se manifestado há pelo menos 10 dias, exceto idosos que não necessitem ter febre.
O paciente, durante o acolhimento na Unidade de Saúde, será avaliado pela equipe de Saúde sobre sinais e sintomas, e posteriormente será encaminhado para sala específica, para atendimento com equipe de enfermagem e médico. Caso apresente febre, tosse, e se enquadre na população-alvo, será coletada amostra biológica (sangue) para realização de teste rápido, que será feito no Laboratório Municipal. Além disso, o paciente será monitorado pela equipe, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, por 14 dias, para avaliação do quadro clínico, com orientações específicas para cada caso.
Segue abaixo a população-alvo para realização do teste rápido:
No caso dos contactantes (indivíduos que tiveram contato com o paciente com resultado positivo) e pacientes assintomáticos, esses serão avaliados pela Vigilância Epidemiológica para verificar a necessidade de realização do teste rápido.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a ampliação da realização dos testes rápidos em Ituverava. “Assim como o exame PCR, o teste rápido também é realizado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que são as principais referências para o município. Esperamos que, com essa ação, nós possamos diagnosticar os possíveis casos infectados pela doença, e, assim, diminuir o contágio do vírus para a população”, ressalta Janine.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou do trabalho no combate à Covid-19. “Desde o início de março, a Prefeitura de Ituverava, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, assim como os demais setores envolvidos, estão empenhadas em propor e executar ações para o enfrentamento da Covid-19 em Ituverava. O protocolo para os testes rápidos é mais uma dessas ações com o objetivo de evitar mais casos de transmissão no nosso município”, declara a prefeita.