Postado dia outubro 21, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Na última quarta-feira, dia 16, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, retomou as reuniões da Sala de Situação da Dengue, Zika e Chikungunya, que tem como objetivo propor e executar ações para combater tais doenças no município.
O encontro foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; do vereador Adauto de Matos e da vereadora Ana Paula Yanosteac; da secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan; da secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Cláudia Rodrigues; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Abdalla; e de representantes da Secretaria da Saúde, da Atenção Básica; da Vigilância Epidemiológica; da Vigilância em Saúde; da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e da Câmara Municipal de Vereadores.
Na reunião, foi ressaltado o trabalho contínuo que é realizado no município, no combate ao mosquito Aedes aegypti, através da retirada de criadouros do mosquito pelos Agentes de Combate a Endemias e a equipe do Programa Frente de Trabalho.
No entanto, foi apresentada a preocupação dos presentes em relação à conscientização da população, que ainda mantém atitudes que contribuem com a proliferação do mosquito.
Para isso, será reforçado o trabalho de retirada dos criadouros na área onde foi encontrada uma densidade larvária maior do que o padrão considerado pela Vigilância em Saúde e realizadas ações de conscientização.
O vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, falou sobre o trabalho de combate a dengue em Ituverava. “O combate ao mosquito Aedes é um dever de todos nós, poder público, entidades privadas e a população. Todos nós devemos estar conscientes desse papel e contribuir com o trabalho realizado ininterruptamente pela Prefeitura”, ressalta.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou da importância da Sala de Situação da Dengue. “A Sala de Situação da Dengue é uma iniciativa muito importante da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, pois ela aproxima todos os setores para trabalhar em conjunto no combate ao Aedes. E esse trabalho não pode parar. Felizmente, agora temos poucos casos suspeitos da doença, mas esse trabalho deve ser e será constante em nosso município. Por isso, mais uma vez, contamos com o apoio de todos”, explica a secretária.
As ações que podem ser realizadas pela população para auxiliar no combate ao Aedes são: manter limpas caixas e calhas d’água, piscinas, tambores e cisternas; eliminar focos de acúmulo de água como tampas e latas de refrigerante ou cerveja embalagens vazias, sacos plásticos, lixeiras e cisternas; colocar areia no prato dos vasos de plantas; descartar corretamente pneus que não estão sendo utilizados; dentre outras ações.