Postado dia setembro 15, 2021 por Gabrielle Paiva
As altas temperaturas, poeiras, queimadas, ventanias, secas, umidade baixa do ar, e a estiagem de mais de cinco meses estão provocando um aumento no consumo de água em Ituverava.
Pelos mesmos motivos, os reservatórios e rios estão secando, e o mesmo está acontecendo com o Rio do Carmo, que é a principal fonte de abastecimento de água em Ituverava.
Em 2021, o país vive a maior crise hídrica dos últimos 90 anos e toda a população deve se conscientizar, evitar desperdícios e economizar água.
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ituverava estará fiscalizando e notificando quem desperdiçar água, conforme a Lei Municipal nº4301/14, e também quem tem ligações clandestinas ou sem hidrômetros.
A equipe do SAAE está monitorando a vazão do rio do Carmo constantemente e, caso não haja chuvas em níveis consideráveis e o consumo de água no município continue alto, há a possibilidade de o município adotar medidas como o racionamento.
Por isso, para que não sejam necessárias medidas restritivas, como em outras cidades da região, o SAAE pede para que a população seja consciente e, principalmente, ajude a conscientizar toda a comunidade a sua volta.
Confira medidas simples que podem evitar o desperdício de água:
1- Evite lavar calçadas, quintais, jardins, motos, carros ou caminhões;
2- Diminua o gasto de águas nos banhos, ao escovas os dentes ou fazer a barba;
3- Utilize menos água ao lavar as louças;
4- Reutilize a água da lavagem de roupas nos quintais e calçadas;
5- Use pano úmido para limpar pisos, revestimentos ou chão de casa;
6- Verifique se há vazamentos em válvulas, torneiras, canos ou registros;
7- Controle o consumo de casa ou empresa através do seu hidrômetro;
8- Donas de casa, faxineiras e funcionários atentem ao usar água das suas caixas;
9- Em caso de vazamentos em calçadas, ruas, praças ou desperdícios, comunique imediatamente ao SAAE de Ituverava através dos telefones 3839-5500 ou do plantão 98152-8844.