Postado dia abril 13, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
Para combater os avanços do Coronavírus e seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo, através dos decretos estaduais nº 64.881 e nº 64.920 de 2020, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado decretou que o período de quarentena, em Ituverava, se estenda até o dia 22 de abril.
O decreto municipal nº 5.544 de 07 de abril de 2020 determina que todas as medidas administrativas tomadas pelos decretos anteriores relacionados ao enfrentamento do Coronavírus sejam prorrogadas por mais 15 dias.
De acordo com as recomendações, nesse momento, o isolamento social é fundamental para evitar o contágio e preservar vidas. Por isso, os serviços não essenciais do município seguem proibidos de fazer atendimentos, e os considerados essenciais devem continuar tomando as medidas necessárias de prevenção, tudo conforme as determinações dos decretos divulgados no site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus.
Nessa semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, também continuou a receber apoio de instituições parceiras para o enfrentamento do Covid-19 em Ituverava.
Na ocasião, o Ministério Público de Ituverava promoveu a doação de 12 termômetros e 5.000 máscaras descartáveis de TNT, sendo que 900 máscaras serão encaminhadas para o Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”.
Já o Governo do Estado de São Paulo enviou ao município 532 máscaras descartáveis de TNT, 600 unidades de luvas de procedimentos, 44 unidades de aventais descartáveis, 97 unidades de lençóis descartáveis, 18 galões de 20 litros de álcool 70% e 03 unidades de 500gr de álcool em gel.
Segundo a Secretaria da Saúde, todo o material doado será encaminhado para as Unidades de Saúde do município.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre as doações. “Estou muito feliz por todo o apoio que diversas instituições estão dando ao nosso município no combate ao Coronavírus, isso é muito importante para que possamos vencer essa luta. Em nome de todos os ituveravenses, agradeço imensamente ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo”, declara a prefeita.
Nessa semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, também deu continuidade na higienização de pontos estratégicos do município com cloro e água sanitária. Na ocasião, foram higienizados a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, Hospital e Maternidade São Jorge, Centro de Saúde e AME.
DADOS NO MUNICÍPIO
Segundo o boletim divulgado nessa quarta-feira, dia 08 de abril, a cidade de Ituverava recebeu 54 notificações de Covid-19, ou seja, 15 a mais do que o balanço da sexta-feira, dia 03. As notificações são casos suspeitos no município e que são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Ituverava.
Dessas 54 notificações, 20 pacientes foram submetidos ao exame de Covid-19, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de só realizar testes em casos onde o paciente apresente outros sintomas além dos sintomas gripais, como a falta de ar e febre alta constante, considerado pelo Ministério da Saúde como os casos mais graves da doença.
Dos 20 exames coletados, a cidade de Ituverava recebeu 06 resultados, todos negativos. Os outros 14 pacientes aguardam o resultado dos exames, que foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise de todos os exames no estado de São Paulo. Por conta da grande demanda, ainda não há previsão para o resultado dos mesmos.
Dos 34 pacientes restantes, 10 já foram descartados por, durante o acompanhamento, apresentaram melhora do quadro clínico conforme as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Os outros 24 pacientes com sintomas gripais não se enquadram nas recomendações para a coleta de exame, mas, ainda sim, continuam acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
Mesmo quando não há necessidade de internação, a Vigilância Epidemiológica determina isolamento dos pacientes suspeitos em suas residências, para evitar um possível contágio do Coronavírus.
No entanto, o isolamento social já é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Secretaria do Estado de São Paulo, e pela Prefeitura de Ituverava, pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, para todos os munícipes, em especial os considerados grupos de risco (idosos e portadores de doenças crônicas). A recomendação é que, para aqueles que podem, permaneçam em suas casas e só saíam o necessário, voltando assim que possível.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou do trabalho realizado em Ituverava. “Mesmo sem resultados de casos positivos no município, nós continuamos empenhados no nosso trabalho de enfrentamento ao Covid-19 em Ituverava. Eu aproveito a oportunidade e ressalto, mais uma vez, que é muito importante que a população fique em casa nesse momento, para que não passemos por um surto da doença”, declara Janine.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também falou da importância do isolamento social. “Nós estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e demais órgãos competentes, por isso pedimos a compreensão e apoio da população no cumprimento das normas estabelecidas e, principalmente, que todos tomem as medidas de prevenção e higiene recomendadas para evitar o contágio. Esse é um momento muito importante, e todos nós devemos fazer a nossa parte”, ressalta a prefeita.