PSIQUIATRA OFERECE PALESTRA VOLUNTÁRIA NA VILA DIGNIDADE

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia junho 5, 2017 por


Na terça-feira, dia 30, foi realizada no salão de convivência da Vila Dignidade uma palestra sobre Depressão na Terceira Idade com o psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge (CRM 146265).

Além da presença dos 25 moradores da Vila Dignidade, a palestra contou com a presença da coordenadora da Vila Dignidade, Giovana Verdinelli; da gestora da Vila Dignidade, Luciana Gambi; e do secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva, representando a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.

O objetivo da palestra foi evidenciar a Depressão na terceira idade, devido ao fato de tal patologia ser cada vez mais prevalente na população e especialmente nesta faixa etária, além do fato de poder realizar uma educação sobre os tratamentos propostos pela Psiquiatria e a consequente redução do preconceito que os doentes mentais ainda sofrem pela sociedade em geral. O médico procurou ressaltar que o estigma sofrido pela especialidade e seus pacientes é causador, ainda nos dias atuais, de demora para procurar ajuda, iniciar o tratamento ou mesmo de mantê-lo, algo que ocorre em muitos casos. Dr. Eduardo Figueiredo Jorge relatou que não são raras as vezes em que se depara com familiares ou mesmo os próprios pacientes relutantes em realizar tratamento devido ao fato do Psiquiatra ser taxado de maneira pejorativa como um “médico de louco”, algo totalmente equivocado.

“Procuro evidenciar que a doença mental é uma doença médica como qualquer outra, que em nada se relaciona com algo demoníaco ou sobrenatural, como algumas pessoas ainda pensam”, diz o Psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge.

Outros assuntos também abordados na palestra foram as consequências que um episódio depressivo tardio pode causar ao doente, como a necessidade de cuidados aumentada em outras patologias crônicas, ajuda de terceiros, limitações e perdas, tendo como consequências sentimentos de culpa, desânimo intenso e em alguns casos chegando até mesmo a cometer suicídio. A depressão é a doença mental que mais acomete o idoso, com uma prevalência de aproximadamente 10% nesta população.

A coordenação da Vila Dignidade agradeceu o Psiquiatra pela palestra. “Agradecemos em especial a generosidade do Dr. Eduardo Jorge, que proferiu a palestra de forma voluntária, transmitindo seu conhecimento em uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Ao Dr. Eduardo, nossa elevada estima e apreço, esperando ter a alegria de recebe-lo em outras oportunidades.

Dr. Eduardo Figueiredo Jorge é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos com Residência Médica em Psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ele é foi psiquiatra do Programa de Saúde Mental da Mulher (PROMULHER) Do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP-SP em 2016 e é docente de Psiquiatria (Emergências Psiquiátricas) do curso de Medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN). O psiquiatra atende em Ituverava no CAPS Viver, na Clínica SunMed e em consultório particular na Avenida Dr Soares de Oliveira, nº344, sala 201 (telefone pra contato 3839-4932).