Postado dia setembro 17, 2018 por Caio Sandoval Toyoda
No dia 06 de setembro, quinta-feira, foi realizada uma palestra referente a campanha Setembro Amarelo, que combate à Depressão e Suicídio, para os moradores da Vila Dignidade e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Além dos idosos, participaram da palestra a Coordenadora da Vila Dignidade, Giovana Verdinelli; da diretora da Proteção Especial e gestora da Vila Dignidade, Luciana Gambi; da coordenadora do CRAS, Cláudia Delefrate; da assistente social do CRAS, Regiane Fernandes; e do orientador social do CRAS, Alessandro Mendes Rodrigues.
De acordo com a palestrante, a psicóloga Victória Garcia Rocha, a depressão é considerada a doença do século, seus números têm crescido de forma alarmante e hoje sua prevenção é pauta em diversos fóruns.
“A doença tem predisposição genética, pode ocorrer em qualquer fase da vida e pode ser despertada por circunstâncias diversas. O suicídio é um problema de saúde pública e é visto como um tabu pela sociedade. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de uma pessoa próxima que está com ideias suicidas”, declara a psicóloga.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Por isso, é necessário buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta.
Alguns fatos que podem identificar a depressão são a tendência a se isolar, tristeza intensa, sentimentos de vazio e desesperança, falta de prazer nas atividades diárias, emagrecimento, insônia, e perda de vontade de viver.
Algumas formas de prevenir e evitar a depressão são a procura de uma ajuda profissional (o diagnóstico e acompanhamento de um profissional especializado em saúde mental é fundamental para a prevenção e tratamento da depressão); a psicoterapia (terapia com psicóloga) é uma grande aliada na prevenção e progressão de transtornos, ela fortalece o autoconhecimento, autoconfiança e possibilita que as pessoas possam viver melhor e de forma mais plena; e alternar obrigações e atividades prazerosas (rotina mais leve, desenvolver talentos, hobbies, dedicar-se a si mesmo); manter bons amigos; praticar exercícios; boa alimentação, entre outros.
O secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva, falou sobre a palestra. “Esse é um tema de suma importância e que deve ser trabalhado em todas as idades. Quero agradecer a palestrante Victoria pela palestra e a prefeita Adriana, funcionários da Vila Dignidade, do CRAS e da Secretaria do Bem Estar e Integração Social, que incentivaram esse evento. Com certeza, foi um momento muito especial para todos os idosos que participaram”, declara.
A palestrante Victoria Garcia Rocha é graduada em Psicologia pela PUC- Campinas, em 2017; especializanda em Terapia Cognitiva Comportamental (Cognitivo); e pós-graduanda em Administração de Empresa e MBA em Gestão de Pessoas, pela FGV, em 2018. A psicóloga atende em clínica particular na Avenida Dr. Soares de Oliveira, 344 -sala 201, telefone : 016-98187-5105.