Postado dia fevereiro 11, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria do Bem Estar e Integração Social, criou em janeiro o Programa Emergencial “Frente de Trabalho” para auxiliar ituveravenses que estão desempregados há mais de um ano.
Ao todo, 590 ituveravenses se inscreveram para participar do Programa “Frente de Trabalho” no município.
Nessa semana, os assistentes sociais da Secretaria do Bem Estar e Integração Social selecionaram os 80 participantes do Programa “Frente de Trabalho”.
Os 80 participantes do Programa “Frente de Trabalho” estiveram na quarta-feira, dia 06 de fevereiro, no Centro Cultural “Profº Cícero Barbosa Lima Júnior” para esclarecimentos.
Dos 80 participantes, 40 irão trabalhar junto à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Ituverava, contribuindo com a limpeza pública do município; e os outros 40 irão trabalhar junto à Vigilância em Saúde de Ituverava, para auxiliar, principalmente, no combate à dengue.
Os 40 selecionados para o trabalho na Vigilância em Saúde passaram nessa quinta-feira, dia 07 de fevereiro, por um treinamento à respeito das arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya) com a Profissional de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria da Saúde, Jéssica Cristina Caretta Teixeira. Já na sexta-feira, dia 08, foi realizado um treinamento sobre o preenchimento de boletins com a Profissional IEC e uma Agente de Endemias; nessa segunda-feira, dia 11, será realizado um treinamento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) com a Diretora em Saúde, Cláudia Maria Carreira Frata.
A SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) de Franca, órgão estadual que normatiza as ações de combate ao dengue no município e região, já informou que vai disponibilizar mais bombas de inseticidas para Ituverava. Ou seja, com as bombas e os participantes do Programa “Frente de Trabalho”, a Vigilância em Saúde conseguirá intensificar ainda mais o processo de nebulização em toda a cidade de Ituverava e distritos.
O Programa “Frente de Trabalho” vai oferecer uma bolsa-auxílio para todos os participantes, além de oferecer uma cesta básica como prêmio por assiduidade. O Programa “Frente de Trabalho” tem prazo de 06 meses, podendo ser prorrogado por mais 03 meses.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o Programa “Frente de Trabalho”. “Estamos muito felizes com a criação desse programa, pois além de contribuir com aqueles que estão em situação de desemprego, a Frente de Trabalho vai contribuir muito com o combate a dengue e com a limpeza pública do município. Desde já quero parabenizar todos os selecionados e desejar boa sorte em suas funções”, declara.