Postado dia abril 22, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Na segunda-feira, dia 15 de abril, a Psicóloga Andréia Santarosa ministrou a palestra “Autismo: É Preciso Conhecer – Observando os Sinais”, às Professoras da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ituverava. A palestra foi realizada na EMEI “João Antônio Macedo’.
Segundo a psicóloga Andréia, de acordo com o DSM 5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição), o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficit na interação social, comunicação e comportamento. O diagnóstico é clinico e feito somente por psiquiatra e neurologista. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra ou neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, em alguns casos há necessidade de terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. É essencial que o currículo escolar seja adaptado de acordo com as necessidades do aluno com TEA. A incidência do transtorno é crescente e, segundo estudo americano CDC (Center for Diase Control and Prevention – Centro de Controle de Doenças e Prevenção) em abril de 2018, a prevalência do transtorno é de 1 para cada 59 crianças. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o tratamento psicológico com maior evidência de eficácia é a terapia de intervenção comportamental, ABA (Análise de Comportamento Aplicada).
Foi apresentado na palestra alguns sinais que podem ser observados na escola, como: ausência de contato visual, linguagem corporal e dificuldade de reconhecer expressões faciais, dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência nas mesmas coisas, uso não adequado de brinquedos e objetos, entre outros. A importância desse evento é que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento do autismo, melhor será para o desenvolvimento da criança.
A secretária da Educação, Benedita Paschoim, falou sobre a palestra. “A palestra foi muito importante para que as nossas profissionais da Rede Municipal Infantil tenham conhecimento sobre alguns sinais do Transtorno do Espectro Autista e, assim, possam auxiliar no diagnóstico precoce”, ressalta.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado parabenizou a iniciativa. “Quero parabenizar e agradecer a psicóloga Andréia por sua disposição em ministrar essa palestra com um tema tão importante. Quero também agradecer a todos os professores da Rede Municipal de Ensino que estiveram presentes”, declara a prefeita.
Sobre a palestrante
Andréia Santarosa, Psicóloga graduada pela UNESP de Assis há 19 anos; Psicopedagoga pela FEI de Ituverava há 5 anos e Pós-Graduanda em “ABA-Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem” pela UFSCar.