PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO DE EXAME PREVENTIVO COM O HOSPITAL DO CÂNCER

Postado dia agosto 1, 2018 por

O Hospital de Câncer de Barretos tem parceria com diversos municípios do estado de São Paulo na adesão de um novo método de coleta do exame de prevenção ao câncer de colo uterino. O método, conhecido como Citologia em Base Líquida, é realizado em poucas cidades do Estado, sendo Ituverava uma das escolhidas pelo Hospital do Câncer para ser uma das pioneiras.

Na última terça-feira, dia 31, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; o vice-prefeito Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; o gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote; e a Diretora da Atenção Básica, Aline Costa Cirilo; estiveram no Hospital do Câncer de Barretos para renovaram o contrato do Hospital com o município de Ituverava para mais um ano.

De acordo com Daniela Donadon, coordenadora da prevenção do Câncer do Colo do Útero da Fundação Pio XII de Barretos, o exame de Base Líquida é o que há de mais moderno e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero. “A citologia em meio líquido melhora a sensibilidade do método tradicional, constituindo uma excelente ferramenta diagnóstica na identificação precoce das lesões celulares que podem levar ao câncer do colo do útero”, explicou.

Este método permite a análise de 100% das células coletadas. Estudos e artigos comprovam sua eficiência, sensibilidade e especificidade, sendo considerado o melhor método do mundo na detecção do Câncer de Colo de Útero, que é o terceiro tumor mais frequente nas mulheres.

A citologia em meio líquido é utilizada com sucesso na Europa e nos Estados Unidos em substituição ao método convencional de papanicolau, contribuindo significativamente para o decréscimo do número de mortes por câncer de colo do útero nesses locais.

Desde 2014, todas as Unidades de Saúde do município de Ituverava estão realizando a coleta do exame preventivo (Papanicolaou) através do novo método, chamado de Citologia de Base Líquida. O exame está disponível em todas as Unidades de Saúde (Centro de Saúde “CSII” e Unidades da Saúde da Família, incluindo os distritos).

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a renovação do convênio. “O novo método de coleta do exame preventivo que temos no nosso município é o melhor e mais moderno que existe no nosso país. Estamos muito felizes por, mais um ano, proporcionar à nossa população um exame seguro, indolor e de alta qualidade, que, além disso, ainda não chegou a todos os consultórios particulares. Quero agradecer ao Hospital do Câncer de Barretos, mais uma vez, por essa grande parceria em prol do nosso município”, ressalta a prefeita.

Câncer de Colo Uterino

O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.

De uma forma geral, são necessários vários anos entre a infecção inicial pelo HPV e o desenvolvimento do câncer, sendo que apenas uma pequena parcela das mulheres portadoras do vírus irá desenvolver o câncer do colo do útero.

A infecção pelo HPV poderá causar alterações no colo do útero (conhecidas como lesões precursoras ou NIC de alto grau) que precedem o surgimento do câncer propriamente dito e só podem ser identificadas através da realização periódica do exame preventivo (Papanicolaou).

Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame preventivo periodicamente.