Postado dia janeiro 7, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Saúde e da Vigilância em Saúde, alerta toda a população ituveravense para o risco do aumento de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti, devido à estação climática atual.
No verão, por conta das altas temperaturas e das frequentes pancadas de chuvas, é comum a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e, consequentemente, das doenças causadas pelo mosquito.
A Vigilância em Saúde, por meio dos Agentes de Combate a Endemias, executa um trabalho continuado durante todo o ano, que consiste em visitas domiciliares, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis em casos de possíveis criadouros do mosquito.
No entanto, a Secretaria da Saúde está reforçando o pedido para que toda a população contribua com o trabalho dos Agentes e adote medidas para prevenir a proliferação dos mosquitos.
Dentre as medidas que podem ser tomadas estão: tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.
Durante todo o ano de 2018, o município de Ituverava registrou 64 notificações de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zika Vírus e Chikungunya), sendo que, desses casos, 21 foram diagnosticados positivos, 14 negativos, 4 inconclusivos e 25 ainda aguardam os resultados dos diagnósticos.
Em casos de sintomas de algumas das doenças causadas pelos Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde recomenda que a população procure a Unidade de Saúde do seu bairro.
Dentre os sintomas das doenças estão: febre alta com início súbito; dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo,principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo; e muitas dores nos ossos e articulações.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o combate ao Aedes aegypti. “Se todos nós fizermos a nossa parte, Ituverava estará livre de uma epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, contamos com a colaboração de todos no combate ao mosquito”, ressalta a prefeita.