Postado dia junho 5, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
Nessa semana, a cidade de Ituverava não registrou, até essa sexta-feira, dia 05 de junho, novos casos confirmados de Covid-19. No entanto, assim como na semana anterior, o número de notificados e investigados segue aumentando no município.
Na sexta-feira passada, dia 29 de maio, a cidade de Ituverava contava com 392 notificações. Nessa sexta-feira, dia 05 de junho, o número de notificados chegou a 424, ou seja, um aumento de 32 notificações, que são os pacientes suspeitos acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, setor ligado à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde.
Nessa semana, Ituverava recebeu o resultado de 10 exames, todos negativos. Com isso, o número de exames negativos no município chegou a 74. Já o número de casos positivos permanece 06, sendo que, todos já foram considerados recuperados. Agora, a cidade de Ituverava aguarda o resultado de 09 exames que foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios que foram credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Segundo o último boletim divulgado, os casos monitorados, que não se enquadram para a realização do exame, mas que são acompanhados pela Vigilância em Saúde, são, ao todo, 169. Além disso, 166 pacientes foram descartados, por apresentarem melhora no quadro clínico.
Quanto as internações, nessa sexta-feira, dia 05 de junho, há apenas um paciente de Ituverava com suspeita de Covid-19 internado na Santa Casa de Misericórdia de Ituverava.
Já em relação aos pacientes de outros municípios, há, na Santa Casa, dois casos suspeitos internados na Enfermaria; um caso suspeito internado na UTI, e um caso positivo internado na UTI. No Hospital São Jorge há apenas um caso suspeito internado na enfermaria.
A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde seguem reforçando para que a população faça o isolamento social e façam o uso de máscara (obrigatório em Ituverava e no estado de São Paulo), uma vez que os casos confirmados de Covid-19 vêm aumentando na região, principalmente em cidades próximas à Ituverava.
Além disso, a população deve estar atenta as medidas de prevenção sugeridas no Plano de Contingência da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde: adotar medidas básicas de higiene (lavar as mãos com agua e sabão, e de preferência utilizar toalhas de papel para secá-las); outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70%; ampliação da limpeza com álcool 70% (objetos e superfícies); para limpeza doméstica, recomenda-se a utilização de água sanitária; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar; evitar tocar nariz, olhos e boca; evitar contato com pessoas que apresente os sintomas gripais; evitar aglomerações; evitar compartilhar objetos pessoais e utensílios domésticos; manter residências e locais arejados e ventilados; em filas manter distância de pelo menos 2 metros entre as pessoas.
A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a importância de prevenção à Covid. “Nessa semana, nós tivemos um aumento nos casos de Covid-19 em nossa região. Até o momento, não tivemos nenhum caso confirmado nessa semana em Ituverava. Mas, é de suma importância que a população tenha consciência e se previna diariamente, para que possa proteger todos ao seu redor”, ressalta Janine.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o enfrentamento da Covid-19 em Ituverava. “Nós estamos diariamente analisando e propondo ações para conter a transmissão do vírus em Ituverava. Por isso, é muito importante que a população esteja atenta e respeite as nossas normas e recomendações. Nesse momento, é muito importante que todos façam o isolamento social, usem máscaras para proteção e evitem aglomerações”, destaca Adriana.
Todas as informações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19 em Ituverava são divulgadas diariamente através do site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus