Postado dia março 25, 2017 por administrador
Zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos, embora tenha-se avanços no seu controle, a incidência ainda é alta em países em desenvolvimento.
Atualmente, mais de duzentas zoonoses são conhecidas, considerando-se causas de morbidade e mortalidade em grupos vulneráveis, principalmente crianças, idosos e trabalhadores da área da saúde pública e veterinária.
Pensando nisso, em breve, a Secretaria do Meio Ambiente através da Coordenadoria do Bem Estar Animal, em ação conjunta com a Vigilância em Saúde e a Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM/FEI, iniciará o “Projeto Animal Cidadão”, que realizará o Censo para se levantar dados sobre animais domiciliados no município de Ituverava-SP, essa coleta de dados será feita pelos agentes de endemias durante a rotina casa a casa.
Na última segunda feira, dia 13, foi realizada a primeira reunião entre os representantes dos setores envolvidos no projeto, Alberto de Faria Pereira (Secretário do Meio Ambiente), Cleber Jacob Silva de Paula (Diretor de Vigilância em Saúde), Camila Mario Gorricho (Coordenadora do Bem Estar Animal), Jéssica Cristina Caretta Teixeira (Profissional de Informação, Educação e Comunicação), Romeu Moreira dos Santos (Docente da Faculdade Dr. Francisco Maeda), Gabrielle Paiva (Assessora de Imprensa) e João Gilberto Rey, Diretor Técnico da Unidade Regional do Tribunal de Contas em Ituverava (Representante da Sociedade Civil) para discussão das ações que serão implantadas do município nas próximas semanas.
“Desde já, eu quero parabenizar todos os envolvidos por essa iniciativa. Tenho a certeza de que, em breve, essa parceria terá bons resultados para os animais em Ituverava”, ressalta a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.