Postado dia setembro 2, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Entre os meses de julho e novembro, quando há escassez de chuvas, ventos fortes e tempo seco, o clima tornam as queimadas mais propensas, trazendo assim uma série de problemas ambientais. Por isso, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está conscientizando a população para combater as queimadas no município, através da campanha “Ituverava Contra o Fogo”.
As queimadas são provocadas pelo mau hábito de colocar fogo em lixo, terrenos baldios, margens de córregos e beiras de rodovias. Nesta época do ano, devido à falta de chuvas, é muito mais fácil acontecer um incêndio, até mesmo por causa de uma ponta de cigarro acesa. As queimadas que ocorrem em terrenos urbanos e canaviais destroem a vegetação, degradam o solo e prejudicam os animais. Além disso, poluem o ar com fumaça e gases tóxicos, provocando doenças respiratórias. As queimadas podem, ainda, causar acidentes nas estradas.
Todos ituveravenses podem ajudar na campanha, não provocando queimadas e denunciando essa irresponsabilidade à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do telefone 3839-6249. Vale lembrar que há penalidades para quem queimar vegetação, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.
Prevenir é a melhor forma de evitar o fogo. Confira as dicas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
1. Mantenha seu terreno limpo, com o mato cortado e recolhido, impedindo a ocorrência de incêndios e a proliferação de animais e vetores de doenças.
2. Se ao lado da sua casa existem terrenos abandonados, oriente os proprietários a limpá-los. Caso nada seja feito, denuncie!
3. Não solte balões. É perigoso! Além disso, tome cuidado com os fogos de artifício e nunca jogue bitucas de cigarro, pois podem tornar-se focos de incêndio.
4. Quando há incêndios, todos acabam prejudicados. Ao ver focos de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
5. Além do mal que causa ao meio ambiente, a fumaça das queimadas é prejudicial à saúde, causando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
6. Respeite o meio ambiente e não brinque com fogo; as leis de proteção contra queimadas são rígidas.
7. Informe e oriente as pessoas que você conhece sobre os cuidados a serem tomados, evitando, assim, incêndios, muita fumaça e destruição.