Postado dia agosto 27, 2018 por Caio Sandoval Toyoda
Na terça-feira, dia 21, os participantes dos novos projetos do Fundo Social de Solidariedade de Ituverava se encontraram com a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado na sala de reuniões da Prefeitura.
Os novos projetos tratam-se do projeto “Costurando o Futuro” e “Natal Espetacular”, que foram conquistados pela prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, através de um convênio assinado em junho junto ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).
Participaram do encontro com a prefeita, os ituveravenses que vão participar do projeto, os professores, a Chefe de Desenvolvimento Social, Fátima Barbosa Nunes, e os funcionários do Fundo Social de Solidariedade de Ituverava.
O projeto “Costurando o Futuro” tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores para que estes possam passar o conhecimento à um grupo de pessoas e, assim, possibilitar a produção de parte dos uniformes escolares para crianças das CEMEIS do município. O objetivo é que sejam produzidas duas camisetas, uma bermuda e um abrigo de inverno para cada aluno.
Já o projeto pioneiro “Natal Espetacular” trabalha com a capacitação de pessoas para o reaproveitamento de garrafas pets que serão utilizadas na decoração de Natal dos municípios no final do ano.
Esses são os primeiros projetos do Fundo Social de Solidariedade de Ituverava que vão remunerar aqueles que participam dos projetos.
Na ocasião, alguns dos participantes dos projetos falaram sobre os benefícios que os cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Ituverava trouxeram para suas vidas.
A ituveravense Aparecida Ribeiro da Silva Gomes, de 54 anos, participante dos cursos de Corte e Costura, Patchwork e Pintura em Tecido, falou sobre como os cursos a ajudaram. “Eu procurei os cursos do Fundo Social de Solidariedade por orientação médica e logo gostei muito. Depois disso, fui me inscrevendo em outros cursos e foi nítida a melhora na minha saúde. Hoje, quero participar de todos os cursos que posso”, declara Aparecida.
Logo que se inscreveu nos cursos, Aparecida convidou uma vizinha, Beatriz Araújo dos Santos, que passava por situações parecidas com as suas. Segundo Beatriz, “estava depressiva e com a ajuda dos cursos me sinto muito melhor. Inclusive, fui até parabenizada pelo meu médico. Hoje, faço os cursos de Corte e Costura, Patchwork e Pintura em Tecido e não pretendo parar por aqui. Logo que concluir esses, pretendo participar de outros. Estou no Fundo Social quase todos os dias e me sinto muito bem”, ressalta Beatriz.
A ituveravense Meire Petrela também falou sobre o seu relacionamento com o Fundo Social de Solidariedade de Ituverava. “Quando me inscrevi no primeiro curso que participei no Fundo Social, eu estava em uma época muito difícil da minha vida, pois havia acabado de perder um ente querido. O curso me ajudou muito e me incentivou a participar de outros. Já participei do de Corte e Costura, Modelagem, Patchwork, Panificação, e pretendo participar de outros, pois me sinto muito realizada participando dessas capacitações”, explica Meire.
Os cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade também vem trazendo benefícios profissionais para aqueles que participam. O ituveravense Djulhian Alves, aluno dos cursos do Polo da Moda, falou sobre a experiência. “Eu sempre tive muita vontade de aprender a costura, e quando fiquei sabendo que em Ituverava tinha o Polo Regional da Moda, fiz minha inscrição. Hoje já estou confeccionando várias peças sozinho, graças ao curso e a todos os profissionais do Fundo Social de Solidariedade, em especial as professoras Maria Aparecida (Dona Cida) e Deoclécia (Dinha), pois sem elas não seria possível”, ressalta Djulhian.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a visita. “Me emocionei muito durante a visita dos participantes dos projetos do Fundo Social, pois é muito gratificante ver o quanto os cursos trazem benefícios profissionais e pessoais a todos. Os projetos “Costurando o Futuro” e “Natal Espetacular” não serão diferentes, pois tenho certeza que são projetos que vão somar muito com os participantes e também com o nosso município. Muito obrigada a todos pela visita e boa sorte na realização dos projetos”, finaliza a prefeita.