Postado dia janeiro 3, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Nessa terça-feira, dia 18 de dezembro, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado inaugurou um monumento, na Praça 10 de Março, em homenagem aos 200 anos de Fundação do Município de Ituverava, que ocorreu em 16 de julho de 1818.
Além da prefeita, estiveram presentes na inauguração os vereadores Andrea Yamada, Célio Eurípedes Silveira “Celim”, Daniel Ramos da Silva “Daniel Polícia”, Everaldo Alves Machado Dias “He-man”, João Batista Nogueira “João do Guincho” e Fábio Freitas Gibaile; o Diácono da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, João Nogueira; secretários municipais; diretores e coordenadores de escolas da Rede Municipal de Ensino; funcionários da Prefeitura; dentre outros.
Na ocasião, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado relembrou a inauguração do monumento em homenagem aos 100 anos de Emancipação Política de Ituverava, que foi inaugurado, em 1985, pelo então prefeito Lúcio Adalberto Lima Machado (in memorian), seu esposo, há 33 anos.
O monumento em homenagem aos 200 anos de Fundação do Município de Ituverava foi construído como uma réplica do monumento de 100 anos de Emancipação Política de Ituverava, que também passou por uma reforma nessa última semana. A construção e reforma dos monumentos foram coordenadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, através do secretário Antônio Abdalla Moysés; e pela Secretaria de Projetos e Convênios, através da secretária Inara Cristina Cavalcante Viana Leite.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a emoção de inaugurar o monumento. “Estou muito feliz e emocionada de promover a inauguração do monumento de 200 anos de Fundação de Ituverava. São 200 anos de muitas histórias, muitas conquistas e, com certeza, muitas outras virão. Parabéns à Ituverava e a todos os ituveravenses pelos 200 anos dessa terra tão querida e amada por todos nós”, finaliza a prefeita.
Confira o texto que conta um pouco da origem do significado do monumento de homenagem aos 200 anos de Fundação do município de Ituverava:
“Em 16 de julho 1818, o Alferes João Alves de Figueiredo erguia um posto de abastecimento para tropeiros e construía um chafariz, onde hoje é sede do Tiro de Guerra. Ali nascia, em pouco tempo, uma pequena comunidade de proprietários rurais, fato histórico que marcou o início da cidade que viria a se tornar Ituverava. Como os moradores eram muito religiosos, foi construída a Capela Nossa Senhora do Carmo. Com o passar dos anos, Ituverava foi elevada a Distrito de Paz de Nossa Senhora do Carmo da Franca do Imperador, continuando, no entanto, a pertencer à Franca. Foi no dia 10 de março de 1885, que o distrito foi elevado à Vila, recebendo o nome de Carmo da Franca, determinando a Emancipação Política do município.
Em 5 de setembro de 1890, Carmo da Franca foi elevado à categoria de Comarca, que abrangia os seguintes distritos: Carmo da Franca, Guará e São Miguel (hoje, Miguelópolis). Pela Lei Municipal nº 7 de 11 de junho de 1895, a Vila foi elevada à cidade.
Em 6 de setembro de 1899, o então presidente do Estado, cargo hoje
correspondente a governador, Coronel Fernando Prestes de Albuquerque assinou a
Lei nº 664, que deu ao município o nome de Ituverava, que na língua
tupi-guarani, significa “salto belo”, uma referência à cachoeira do Rio do
Carmo, que margeia e abastece a cidade.
Desde que Ituverava foi elevada a município, passaram pelo Poder Executivo nove
intendentes e quarenta e oito prefeitos.
Nesse ano em que se comemoram os 200 anos, nossa gratidão, nosso respeito, e o nosso amor por essa terra maravilhosa.
16 de julho de 2018
Adriana Quireza Jacob Lima Machado
Prefeita Municipal de Ituverava”