PREFEITA ADRIANA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM ITUVERAVA

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia março 26, 2020 por


Orientação ainda é para que todos fiquem em casa e só saíam quando necessário

A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria Municipal de Saúde seguem criando e dando andamento em medidas de combate ao Coronavírus em Ituverava.

No sábado, dia 21 de março, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado assinou o decreto nº 5.531, que declara estado de calamidade pública em Ituverava devido a pandemia do Coronavírus.

Esse decreto também determinou o fechamento do comércio no município, para evitar a circulação e aglomeração de pessoas. Para isso, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, os secretários municipais e seus assessores, estiveram reunidos com entidades e instituições do município como a Câmara de Vereadores de Ituverava, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII), Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava (Sincovami), e do Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários) para analisar a melhor decisão para o município.

Desde o dia 23 de março, estão fechados nos municípios lojas em geral, academias, casas noturnas, centros de estética e hotéis (para novos hóspedes). Bares, restaurantes, e carrinhos de lanches e similares; e comércio de autopeças, casas de rações e comércio de material de construção também devem permanecerem fechados, no entanto, está permitido o atendimento pelo serviço de entrega domiciliar (delivery).

Assim como o decreto de quarentena determinado pelo Governador João Dória, a suspensão de atendimento não se aplica a algumas instituições, sendo: hospitais, clinicas médicas, odontológicas, veterinárias; Farmácias e Pet Shop; Supermercados/Mercados/Padarias/Açougues/Armazém e Comércio Varejista (“a) exclusivamente o comércio de bens alimentícios e produtos de limpeza. b) fica proibido o consumo de alimentos no local e colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial”); Postos de combustível (nas lojas de conveniências fica proibido consumir bebidas e alimentos no local e a colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial, nas áreas externas e internas); Feira livre e comércio de Hortifruti – Frutas, Verduras e Legumes (fica proibido o consumo de alimentos no local e colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial); as indústrias, oficinas mecânicas/funilarias/borracharias (recomendação para adotar medidas próprias para evitar a aglomeração dos funcionários e clientes.); Bancos, Instituições Financeiras de Crédito e Casas Lotéricas (seguem Orientações do Sistema Financeiro Federal ou do órgão superior responsável.); Serviços de prestação e manutenção de limpeza pública e privada.

De acordo com o decreto nº 5.333 de 23 de março de 2020, os estabelecimentos que podem permanecer abertos deverão intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel 70% aos seus clientes; e promover medidas que controlem o fluxo de pessoas, restringindo acesso para evitar aglomeração e manter distância de 2 metros entre as pessoas.

A fiscalização das normas dos decretos nº 5531, nº 5532, nº 5533, assinados essa semana, como também dos demais decretos assinados, está sendo feito pelos fiscais da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar do município, que também está atuante na divulgação de recomendações para que a população fique em casa.

Os decretos que determinam os fechamentos do comércio determinaram o prazo de suspensão para até o dia 07 de abril. No entanto, as medidas previstas nos decretos podem ser reavaliadas a qualquer momento.

Os interessados em ler os decretos já publicados, como também os novos que poderão ser assinados, devem acessar o site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus, onde diariamente estão sendo publicados os decretos, comunicados, boletins, fluxogramas e planos de contingência.

A Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (COMECO) também está atuando diariamente no combate ao Coronavírus no município, desde a implantação de novas ações, aquisição de novos materiais, mudanças nos serviços de Saúde do município, como também no diálogo com outras instituições de saúde de Ituverava, sendo a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, o Hospital e Maternidade São Jorge e a Unimed Norte Paulista.

Todas as instituições do município e também as do Governo do Estado de São Paulo, seguem recomendando que a população permaneça em casa em quarentena, e que só saía em casos de necessidade. Essa recomendação é reforçada ainda mais para os idosos e doentes crônicos, que são considerados grupo de risco da Covid-19.

Segundo o boletim divulgado na quinta-feira, dia 26 de março, Ituverava segue sem nenhum caso positivo. Há um caso já negativo, 12 casos suspeitos em isolamento domiciliar, e 1 caso suspeito em internação. Vale lembrar que os exames para Covid-19 são coletados no município e enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é responsável por analisar os exames de todo o estado, e, devido a grande, ainda não há previsão dos resultados dos exames.

Mesmo assim, a Prefeitura, a Secretaria da Saúde e a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 reforçam que a população deve continuar atenta e tomando as medidas de prevenção, como evitar sair de casa, evitar aglomerações, higienizar corretamente as mãos, não compartilhar objetos pessoais, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, e manter sempre os ambientes bem ventilados.

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a situação do Coronavírus em Ituverava. “Não podemos esperar um caso positivo para começar a agir. Por isso, estamos empenhados em adotar todas as medidas necessárias e conscientizar a população, para que todos façam a sua parte. É um momento que todos devem ficar em casa e cuidar de suas famílias”, afirma a secretária.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado agradeceu o apoio de todos. “Eu quero agradecer o apoio e colaboração de todas as instituições que tem contribuído com o nosso trabalho de combate ao Coronavírus. Em especial, gostaria de agradecer e parabenizar todos os profissionais da área da Saúde de Ituverava, em nome de todos os ituveravenses. Que Deus abençoe todos vocês e a nossa cidade”, finaliza a prefeita.