Postado dia junho 5, 2017 por administrador
Na última quinta-feira, dia 18, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria do Bem Estar e Integração Social, realizou uma mobilização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
A mobilização foi realizada no centro da cidade, na Avenida Doutor Soares de Oliveira, e contou com a participação de instituições como a Prefeitura de Ituverava, Secretaria do Bem Estar e Integração Social, Creas, CRAS, Conselho Tutelar, OAB de Ituverava, Casa dos Conselhos, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal Sobre Drogas, Curumins e Recriança do bairro Benedito Trajano.
O dia 18 de Maio foi insituido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes através da lei federal 9.970/2000, com objetivo de encorajar as pessoas para que denunciem os casos, visando combater a impunidade e proteger as crianças e adolescentes.
A data foi escolhida para lembrar o “Caso Araceli”, ocorrido no dia 18 de maio de 1973 em Vitória/ES. Na data, Araceli Cabrera Crespo, então com apenas 8 anos, foi atacada, espancada, estuprada e morta por um grupo de jovens de famílias ricas e poderosas da cidade. Para dificultar a identificação do corpo da criança os criminosos jogaram ácido em seu rosto e colocaram fogo em seu corpo. Apesar de sua natureza hedionda, o crime até hoje está impune.
O secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva, falou sobre a mobilização. “Em nome da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, eu quero agradecer a todos que reconheceram a importância dessa data e participaram do nosso evento. Com a união de todos essas instituições, audamos a garantir os direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade e a mobilizar toda a cidade para essa causa importantíssima, que é o combate a violência e ao abuso infantil”, declara Antônio Carlos.