Postado dia maio 1, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
Até essa sexta-feira, dia 01º de maio, a cidade de Ituverava segue com apenas um caso confirmado de Covid-19, que, segundo consta no Boletim divulgado pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, o paciente já se encontra recuperado da doença.
Ituverava conta, até agora, com 195 notificações da doença, 64 a mais do que na sexta-feira passada, dia 24 de abril.
Segundo os últimos dados, há 03 pessoas de Ituverava aguardando o resultado do exame que atesta à Covid-19. Nessa semana, o município recebeu 09 resultados de exames, todos negativos, somando, até agora 29 casos negativos da doença.
Entre as 195 notificações, 84 pacientes estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e 78 já foram descartados, por terem melhora no quadro clínico.
Nessa semana, o Boletim Epidemiológico teve uma mudança, apresentando também, a partir de agora, as internações de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Segundo o Boletim, na Santa Casa de Misericórdia de Ituverava há dois suspeitos, de Ituverava, internados na instituição, sendo um na enfermaria e outro na UTI. Além disso, o Boletim divulgou também a internação de um caso positivo de Covid-19, sendo morador de outra cidade, na UTI, da Santa Casa.
Boletim e Coleta de exames
De acordo com um comunicado divulgado essa semana pela Prefeitura e pela Secretaria da Saúde, a emissão de dados sobre a Covid-19 em nível municipal é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica, que detém todas as informações e tem repassado com transparência com a população.
O comunicado também explica como estão sendo notificados os casos e realizados os exames para atestar a doença. Segundo a Secretaria da Saúde, todos os pacientes que apresentem sintomas ou que tiveram contato com algum paciente suspeito ou confirmado para COVID-19, são notificados, investigados e monitorados. Os pacientes graves realizam o exame, sendo os exames encaminhados para Laboratórios credenciados pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Todos os testes rápidos realizados também seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, necessitando também de uma contra prova para confirmação, que será o exame PCR (Swab nasal) desses laboratórios credenciados. Somente após essa contraprova o exame é considerado oficial e seu resultado pode ser divulgado à população através do boletim.
Ações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde
Nessa semana, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, divulgou também um balanço de algumas ações que foram realizadas para o enfrentamento da Covid-19 em Ituverava. Confira abaixo:
A Prefeitura de Ituverava também reforça para a população a importância de adotar as medidas de prevenção necessárias, principalmente na higienização das mãos e superfícies, como também na utilização de máscaras, que através do decreto municipal nº5.553, é recomendada a utilização de máscaras em todo âmbito municipal, sendo obrigatório o uso em espaços públicos; equipamentos de transportes públicos coletivos; estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; táxis e transportes por aplicativos; e bancos, instituições de crédito e casas lotéricas.
A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre o enfrentamento à Covid-19. “Infelizmente, a pandemia está afetando todo o país e o mundo, mas estamos empenhados em minimizar seus efeitos em Ituverava, trabalhando, principalmente, com a conscientização da população, para que todos fiquem em casa e façam o distanciamento social, sendo que, quando necessário sair, usem máscaras de proteção”, declara.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a compreensão da população. “A pandemia da Covid-19 é um momento delicado para todos nós, por isso é preciso que a população tenha compreensão e adote as medidas recomendadas, para proteger a sua família e o nosso município. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer mais uma vez todos os profissionais da área da Saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 em Ituverava”, ressalta a prefeita.