ITUVERAVA DÁ INÍCIO À VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia janeiro 25, 2021 por


Nessa quinta-feira, dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Ituverava, a Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica deram início a vacinação contra à Covid-19 no município.  

No dia anterior, na quarta-feira, dia 20, a cidade recebeu as primeiras 760 doses da vacina, que foram enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. 

A primeira pessoa vacinada em Ituverava foi a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ione Márcia Mendonça de Castro, que atua há 31 anos na Secretaria de Saúde, e é a responsável por coordenar a imunização (vacinação) em Ituverava, com dedicação, amor e zelo por nossa população; ela também está sempre à frente das campanhas de imunização, lutando contra as epidemias de dengue, e desde o ano passado, na pandemia da Covid-19.  

A segunda pessoa a receber a dose da vacina foi a técnica em enfermagem, Rubia Roberta Guerra Lopes, que trabalha na Secretaria da Saúde de Ituverava e também na UTI da Santa Casa de Misericórdia, sempre incansável na linha de frente da Covid.  

O início da vacinação contra à Covid-19 foi acompanhado pelo prefeito Luiz Araújo; pela secretária da Saúde Raquel Rezende; pelo médico da secretaria da Saúde e da Santa Casa, Dr. Gonçalves Dias; e outros profissionais da Secretaria da Saúde.  

Nesse primeiro momento, as vacinas serão destinadas aos profissionais de Saúde do município, que hoje somam aproximadamente 2.000 profissionais atuando na área. 

Inicialmente, foi disponibilizada para Ituverava 760 doses da vacina e devido a disponibilidade limitada destas doses, a Secretaria da Saúde Municipal seguirá todos os critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria Saúde do Estado de São Paulo. 

Portanto, estão sendo priorizados os profissionais dos serviços públicos e privados que atuam diretamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19, na Atenção Básica e na área Hospitalar, pois são aqueles com mais exposição à infecção, maior risco de agravamento da doença e óbito.  

No entanto, todos os profissionais de Saúde que atuam no município serão vacinados, de forma gradativa, e de acordo com a disponibilidade das doses que virão ao município; assim como todo o público-alvo da campanha que será contemplado posteriormente. 

Por isso, nesse momento, é necessário que todos compreendam a situação e aguardem a chegada de mais doses do imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde não tem nenhuma previsão para chegada de mais vacinas, e, por isso, ainda não há um calendário de vacinação definido. Quando o município receber mais doses, o público que faz parte da população-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde será comunicado através dos canais oficiais da Prefeitura. 

Só nessa quinta e sexta-feira, 21 e 22 de janeiro, ao todo, mais de 120 profissionais de Saúde já foram vacinados em Ituverava, e, daqui 21 dias, receberão a 2ª dose da vacina contra Covid. 

O prefeito Luiz Araújo falou sobre o início da vacinação em Ituverava. “Hoje, dia 21 de janeiro, damos início ao processo de imunização com os profissionais de saúde, porém, em breve, toda a população ituveravense estará vacinada. Recebemos poucas doses da vacina nesse primeiro momento, mas com certeza representam uma grande esperança de dias melhores para todos nós”, destaca o prefeito.