Postado dia agosto 3, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
Nessa semana, entre a terça-feira, dia 28 de julho e a sexta-feira, dia 31 de julho, a cidade de Ituverava registrou três óbitos causados por Covid-19. Ao todo, 4 óbitos pela doença já foram registrados no município.
Além dos óbitos, a cidade de Ituverava também registrou 26 casos confirmados de Covid-19 nessa semana. Na sexta-feira, dia 24 de julho, o número de casos positivos era 135, já nessa sexta-feira, dia 31 de julho, Ituverava chegou a 161 casos positivos da doença. Desses 161 casos, além dos 04 óbitos, 112 já foram recuperados da doença. Dos 161 casos positivos, 108 foram testados através de swab e 53 através de teste rápido.
Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica, hoje, dia 24 de julho, a cidade conta com 1.094 casos negativos. Desses casos, 329 exames foram colhidos através de swab e 769 através de teste rápido.
Além disso, atualmente, 54 pacientes aguardam o resultado do exame de swab, que é enviado aos laboratórios credenciados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o Boletim, em Ituverava foram notificados 2.090 pacientes, desse número, 982 não se enquadram para a coleta de exame, mas estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, e 619 foram descartados, por apresentarem melhora no quadro clínico.
Quadro de Internações
Nessa sexta-feira, dia 31 de julho, há 3 pacientes de Ituverava internados na ala Covid da Santa Casa. Um paciente suspeito de Covid-19 está internado na enfermaria SUS; um paciente positivo está internado na enfermaria não SUS (particular ou convênios); e um paciente positivo está internado na UTI não SUS.
Já em relação aos pacientes de outras cidades que estão internados na Santa Casa, há 04 internados na enfermaria SUS (1 positivo e 03 suspeitos); 11 internados na UTI SUS (08 positivos e 03 suspeitos); e 02 na enfermaria não SUS (1 positivo e 1 suspeito).
No Hospital São Jorge é apenas um paciente internado. Ele reside em um município da região, é suspeito de Covid-19 e está na enfermaria.
Conscientização
A Prefeitura e a Secretaria da Saúde ressaltam que, nesse momento, é essencial que a população respeite todas as recomendações e normas de enfrentamento à Covid-19, principalmente evitando aglomerações; fazendo o uso de máscaras; e faça o uso do álcool em gel. Além disso, a recomendação é para que a população só saia de casa quando necessário, pois o novo coronavírus está em circulação no município.
Na quinta-feira, dia 30 de julho, através do decreto nº5.595, a Prefeitura prorrogou o período de quarentena em Ituverava até o dia 10 de agosto. As medidas do último decreto (nº5.587 de 14 de julho) foram prorrogadas até domingo, dia 02 de agosto. As normas válidas a partir do dia 03 de agosto estão apresentadas no decreto, que está disponível no site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus na seção “Decretos”.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a situação da Covid-19 em Ituverava. “Infelizmente, nessa semana, tivemos um aumento significativo no número de casos positivos e de óbitos. Por isso, é preciso que todos tenham consciência que o vírus está em circulação em nossa cidade e na região, e, consequentemente, temos que redobrar os nossos cuidados”, explica a secretária.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado lamentou os óbitos registrados em Ituverava. “Essa foi uma semana muito triste para o nosso município, pois registramos 3 óbitos por conta da Covid-19. Nesse momento de dor, eu presto à minha solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos. Que Deus dê força para todos, e que continue abençoando a nossa cidade. Aproveito a oportunidade e peço para que toda a população faça sua parte e adote todas as medidas de prevenção necessárias”, finaliza a prefeita.