IDOSOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTÃO RECEBENDO A VACINA DA GRIPE

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia março 30, 2020 por


Na segunda-feira, dia 23 de março, o Ministério da Saúde deu a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o Brasil.

A Campanha, em Ituverava, é organizada pela Prefeitura, pela Secretaria da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica.

Na ocasião, logo nas primeiras horas do dia a vacina se esgotou no município. O mesmo ocorreu quando houve a reposição da vacina na quinta-feira, dia 26.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, devido à antecipação da Campanha, o Ministério da Saúde ainda está produzindo as vacinas e, por isso, elas estão sendo enviadas gradativamente para os municípios. Por isso, Ituverava e outros municípios da região ainda não receberam a quantidade de vacinas necessárias, e as mesmas se esgotaram logo no primeiro dia.

Até então, não há data prevista para a reposição do novo lote de vacinas, mas a expectativa é que seja nessa próxima semana. Por isso, a Prefeitura pede para que a população fique atenta as páginas oficiais da Prefeitura no Facebook e Instagram, onde a nova data da vacina será anunciada.

Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha são apenas idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da Saúde. No dia 16 de abril, a Campanha de Vacinação passará a abranger professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, e portadores de doenças crônicas. A a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Em Ituverava, a Secretaria da Saúde montou um ponto de vacinação exclusivo para os idosos, para evitar a ida dos mesmos até as Unidades de Saúde. O ponto de vacinação exclusivo para os idosos é a EMEF Rosa de Lima, onde, além da vacinação tradicional, também está sendo realizada a vacinação no sistema drive thru, onde o idoso não precisa sair do carro para receber a vacina. Essa ação contou com o apoio da Polícia Militar, que esteve presente controlando o fluxo de carros.

Na próxima reposição da vacina, as equipes da Saúde também farão as vacinas nas residências dos idosos acamados. Os interessados devem se cadastrar através do telefone 3830-4100.

Além do ponto de vacinação exclusivo para os idosos, as vacinas também podem ser recebidas no Centro de Saúde (exclusivo para profissionais da Saúde); Unidade de Saúda da Estação; Unidade de Saúde do Guanabara; Unidade de Saúde do Bicão; Unidade de Saúdo da Cohab; Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges; Unidade de Saúde de Aparecida do Salto; e Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe tem como objetivo reduzir o número de complicações das infecções causadas pela Influenza, e ao mesmo tempo evitar o aumento do número dessas doenças respiratórias. Vale lembrar que a vacina não imuniza contra o Coronavírus, mas é uma grande aliada no diagnóstico da doença.

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a campanha. “Pedimos a compreensão de toda a população ituveravense durante a campanha. Como a campanha foi antecipada, nós e todos os municípios do país estamos sofrendo com a falta de vacinas e, por isso, a campanha foi dividida em três fases. Em breve, receberemos uma nova reposição e avisaremos nos canais oficiais”, afirma.

Segundo a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, “estamos tento muita procura pela vacina e, por recebermos poucas doses, ainda não estamos conseguindo atender a todos. Esperamos que em breve tudo esteja normalizado. Obrigada a todos pela compreensão e as profissionais da Secretaria de Saúde que estão atuando na campanha”, declara a prefeita.