ESCOLAS E CRECHES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CONJUNTIVITE E MENINGITE

Postado dia março 19, 2018 por

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação realizaram diversas parcerias, no decorrer do ano, para promover a conscientização sobre doenças e demais assuntos relacionados à saúde junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Nos últimos dias, as equipes das Unidades de Saúde de Ituverava e dos distritos de São Benedito da Cachoeirinha, Aparecida do Salto e Capivari da Mata, estão intensificando a conscientização sobre a conjuntivite e a meningite.

Na ocasião, as equipes mostram os sintomas das doenças, como se prevenir, como é feito o diagnóstico, e também informações sobre o tratamento. As informações são passadas aos alunos, assim como também para os funcionários e professores das instituições.

Sobre as doenças

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre os olhos e pode ser causada por vírus ou bactérias. Os principais sintomas da doença são: olhos vermelhos, coceira, pálpebras inchadas, secreção purulenta ou esbranquiçada, visão borrada, ao acordar ter dificuldade em abrir os olhos, sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade e sensação de areia nos olhos.

Já a meningite é um processo inflamatório das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges) causado por bactérias, vírus, parasitas e fungos, entre outros agentes.

Os sintomas de meningite incluem febre de início repentino, associada à dor de cabeça, dor ou rigidez de nuca, vômitos frequentes e confusão mental. Em crianças pequenas, esses sintomas podem apresentar-se como choro persistente, irritação, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e “moleira inchada”.

Agradecimento

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogiou a parceria entre as Secretarias. “Em nome do secretário de Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, e da secretária da Educação, Valdinéa Rodrigues de Sousa Borba, quero agradecer imensamente todas as equipes das Unidades de Saúde e das escolas e creches de Ituverava e dos distritos, pois, juntas, estão realizando um importante trabalho de conscientizar a população sobre como se prevenir a essas doenças. Parabéns a todos pelo trabalho”, ressalta Adriana.