Postado dia setembro 17, 2018 por Caio Sandoval Toyoda
Na sexta-feira, dia 31 de agosto, foi realizada na sala de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava uma reunião coordenada pelo Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materno e Infantil.
A existência do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil está prevista em lei através da Resolução SS74 de 12/09/2017, que dispõe sobre o processo de notificação e investigação dos óbitos maternos, de mulher em idade fértil, infantil e fetal, cujos municípios devem designar um Comitê para que se proceda as investigações e adote medidas preventivas para que o índice de mortalidade seja o menor possível.
A reunião foi direcionada a funcionários da Secretaria da Saúde. Participaram do matriciamento todos os médicos clínicos da Atenção Básica, enfermeiros, equipe EMAD/EMAP, equipe do Centro de Saúde e membros representantes do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil.
O objetivo principal da reunião foi passar a esses funcionários informações para que todos, juntos, possam trabalhar para evitar óbitos maternos (durante a gestação, no parto e no pós-parto), mulheres em idade fértil, óbitos fetais e infantis (durante o parto e até 01 ano de vida).
O matriciamento foi ministrado pela Dra. Roberta Vieira do Valle Bertoni, ginecologista e obstetra do NASF; pela Dra. Giane Bechara, pediatra do NASF; e pela enfermeira e obstetra da Santa Casa e da Atenção Básica, Maria Aparecida Moreira.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre o evento. “É muito importante que os funcionários participem desses encontros para que todos juntos trabalhem em prol de índice de mortalidade materno e infantil. Quero agradecer a todas profissionais que participaram do matriciamento e a todos pela presença”, declara a prefeita Adriana.