Postado dia fevereiro 6, 2019 por Caio Sandoval Toyoda
Nessa semana, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, deram continuidade no trabalho de combate ao Aedes aegypti em Ituverava.
Desde o início do ano, o trabalho vem sendo ainda mais reforçado, pelo fato do município estar sendo considerado com uma “pré epidemia” de Dengue, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com os dados divulgados na quarta-feira pela Vigilância Epidemiológica, em Ituverava, em 2019, foram confirmados 29 casos positivos de dengue, outros 3 exames foram considerados negativos e 299 aguardam os resultados do exame, que são encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em Ribeirão Preto, que recebe todos os exames da região.
Nessa semana, os Agentes de Combate a Endemias da Vigilância em Saúde terminaram o serviço de nebulização no bairro Benedito Trajano Borges e deram início a nebulização no bairro Cidade Universitária. Na sexta-feira, dia 01º de fevereiro os Agentes de Endemias fizeram a nebulização da CEMEI “José Zeferino de Paula”, no bairro Benedito Trajano Borges.
Vale lembrar que, segundo a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) de Franca, esse é o método mais eficaz de combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que, ao contrário do fumacê, o inseticida da nebulização não é disperso aleatoriamente nas ruas, mas sim, diretamente onde há mais riscos do mosquito se proliferar.
Além disso, na quarta-feira, dia 30, os Agentes de Combate a Endemias deram início ao trabalho de “bloqueio” no bairro Guanabara. O bloqueio consiste na conscientização da população a respeito do mosquito Aedes e também na retirada de possíveis criadouros das residências.
Tanto para o serviço de nebulização, como para o serviço de bloqueio, é fundamental que a população colabore com o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias e autorize a realização do bloqueio e nebulização em suas residências.
REUNIÕES PARA REFORÇAR O COMBATE AO AEDES
Na quinta-feira, dia 24 de janeiro, a Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, se reuniu com os médicos e enfermeiros da Atenção Básica para definir algumas estratégias para auxiliar o tratamento de pacientes que foram diagnosticados com as doenças transmitidas pelo mosquito. Na ocasião, foi definido que a partir de agora as Unidades de Saúde terão disponíveis soros para reidratação oral, soro de bolsa e Dipirona, para agilizar o atendimento ao paciente.
Na sexta-feira, dia 25, representando a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e a Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, a Diretora em Saúde, Cláudia Maria Carreira Frata e o coordenador de Controle de Vetores, Rodrigo de Mattos Silva Santos estiveram em Ribeirão Preto para participar da 1ª reunião da 4ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, promovida pela EPTV com a participação de todas as cidades da região.
A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “Estamos reforçando todas as nossas atividades e traçando novas estratégias para agilizar o tratamento dos nossos pacientes, mas também principalmente para combater o mosquito Aedes e, consequentemente, os casos das doenças causadas pela mosquito. Desde já, quero agradecer a todos os funcionários da Secretaria da Saúde que estão contribuindo com esse trabalho”, declara.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também ressaltou a importância do combate ao Aedes. “A principal maneira de prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya é combater o Aedes aegypti. Por isso, pedimos mais uma vez que a população colabore com o trabalho realizado pela Vigilância e não só permita que os Agentes entrem em suas residências, como também mantenha suas casas, quintais e calçadas limpos e sem criadouros do mosquito”, finaliza a prefeita.