Postado dia maio 30, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
A cidade de Ituverava segue no combate e no enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nessa semana, assim como no restante da região, o município apresentou um aumento nos casos positivos e investigados de Covid-19.
Segundo o Boletim Epidemiológico Municipal; que é divulgado pela Prefeitura de Ituverava, Secretaria da Saúde e Vigilância epidemiológica diariamente; Ituverava registrou mais dois casos positivos de Covid-19 na quinta-feira, dia 28. Somando, o município conta com 06 casos confirmados da doença, sendo que, 04 desses já se encontram recuperados. Dentre os 04 casos já recuperados, apenas três foram encaminhados para internação hospitalar, o outro caso seguiu a quarentena e o isolamento domiciliar. Os dois casos que foram confirmados nessa semana também não precisaram de internação hospitalar e, por isso, seguem fazendo o isolamento domiciliar.
Na sexta-feira passada, dia 22 de maio, o município apresentava 347 notificações da doença. Nessa sexta-feira, dia 28, esse número chegou a 392, ou seja, um aumento de 45 notificações na semana. Os casos notificados são a somatória dos pacientes investigados, monitorados, positivos, negativos, e descartados.
Além dos dois resultados positivos que foram recebidos no dia 28, a cidade de Ituverava recebeu mais 06 resultados negativos, que, até hoje, somam 62 testes com resultados negativados.
No entanto, a cidade de Ituverava segue aguardando o resultado de 05 exames colhidos. Os exames são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, e também para outros laboratórios credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Atualmente, 151 pacientes com sintomas gripais são monitorados. Esses pacientes não se enquadram para a coleta de exame, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, mas, são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura. Os casos monitorados tratam-se de pacientes que apresentaram sintomas gripais e foram notificados nas Unidades de Saúde dos seus bairros. Nesse caso, a Vigilância Epidemiológica monitora o paciente para que, em caso de melhora, o caso seja descartado, e, em caso de agravamento dos sintomas, seja encaminhado para a rede hospitalar. Além disso, também entram para os monitorados pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, onde, nesses casos, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância do isolamento social.
Além disso, há 166 casos descartados, que são pacientes que já foram monitorados e apresentaram melhora no quadro clínico.
Quanto as internações, nessa sexta-feira, dia 29, não há nenhum paciente ituveravense internado na ala Covid da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava e do Hospital São Jorge.
No entanto, há quatro pacientes de outras cidades internados na Santa Casa, sendo um caso suspeito na enfermaria, e dois casos suspeitos e um caso positivo na UTI.
Nessa semana, através do decreto nº64.994, o governador João Doria anunciou a retomada consciente dos serviços não essenciais, que serão liberados por fases e, até o momento, com restrições. A Prefeitura de Ituverava está definindo as normas para a flexibilização no município e irá divulgar o novo decreto nos canais oficiais, através do site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus e do Facebook e Instagram da Prefeitura.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a situação da Covid-19 em Ituverava. “Infelizmente, nessa semana, tivemos o aumento do número de casos positivos e investigados de Covid-19. Também tivemos o aumento dos casos nos municípios da nossa região e, por isso, reforçamos o pedido para que a população tenha as medidas de prevenção necessárias e se proteja”, declara a secretária.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também reforçou o pedido para a população. “Nesse momento, é fundamental que toda a população adote as medidas de prevenção necessárias, principalmente se mantendo em suas casas, fazendo o distanciamento social, e usando máscaras ao sair”, ressalta a prefeita.