Postado dia setembro 3, 2018 por Caio Sandoval Toyoda
Nessa semana, todas as Unidades de Saúde do município coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde tiveram palestras de conscientização do “Agosto Lilás”.
“Agosto Lilás” é uma campanha nacional realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres, meninas e todo o tipo de violência doméstica, por meio de ações de mobilização, palestras, e debates sobre o tema, visando à divulgação da Lei Maria da Penha e o feminicídio (que significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino) para o público em geral.
No dia 27 de agosto, segunda-feira, a palestra foi realizada na Unidade de Saúde do bairro Benedito Trajano Borges e na Unidade de Saúde da Vila São Jorge; na terça-feira, dia 28, na Unidade de Saúde do Bicão e na Unidade de Saúde Central; já na quarta-feira, dia 29, foi a vez da Unidade de Saúde do Guanabara e no CAPS Viver; na quinta-feira, dia 30, foi reaizada a palestra na Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha e na Unidade de Saúde da Cohab; finalizando, na sexta-feira, dia 31, foi realizada a palestra na Unidade de Saúde da Estação e na Unidade de Saúde de Aparecida do Salto.
As palestras foram realizadas pela psicóloga Gislene Possani, profissional do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em Ituverava.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre as atividades. “Quero agradecer a toda a população que participou das atividades realizadas no Agosto Lilás e também a equipe do NASF e das Unidades de Saúde pela iniciativa de conscientizar a população sobre esse tema. Vale lembrar que o combate à violência contra a mulher deve ser feito todos os dias. Obrigada a todos”, declara a prefeita.