Postado dia maio 9, 2020 por Caio Sandoval Toyoda
A Prefeitura de Ituverava, a Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica, estão dando continuidade na Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Ituverava e nos distritos.
Na semana passada, o Ministério da Saúde alterou mais uma vez o calendário da campanha, dividindo a 3ª fase em duas etapas.
Em 2020, a Campanha foi adiantada pelo Ministério da Saúde, e teve início no dia 23 de março, por isso, as vacinas ainda estão sendo produzidas e enviadas gradativamente para os municípios.
Até então, a 3ª fase da Campanha teria início no dia 09, que foi adiado para a próxima segunda-feira, dia 11 de maio. A partir dessa data, tem início a primeira etapa da 3ª fase, que vai vacinar crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, e mulheres no período pós parte (até 45 dias). Já a partir do dia 18 de maio, tem início a segunda etapa, que vai vacinar adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Até o momento, a campanha segue tendo como público-alvo: idosos, profissionais da área da Saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo; portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais; pessoas privadas de liberdade; e profissionais do sistema prisional.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Ituverava está sendo realizada no Centro de Saúde; Unidade de Saúde Central; Unidade de Saúde Vila São Jorge; Unidade de Saúde Estação; Unidade de Saúde Guanabara; Unidade de Saúde Vila Independência (Bicão); Unidade de Saúde COHAB; Unidade de Saúde Benedito Trajano Borges; Unidade de Saúde Aparecida do Salto e Unidade de Saúde São Benedito da Cachoeirinha.
Devido a grande procura e antecipação do Ministério da Saúde, a Prefeitura pede para que a população esteja atenta nas redes sociais e site da Prefeitura, para que sejam informados sobre chegada e fim dos lotes da vacina.
A vacina contra a gripe tem como objetivo evitar as complicações da Influenza. Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina contra a gripe é uma aliada no enfrentamento da doença, pois tem como objetivo evitar o aumento dos casos de doenças respiratórias no Sistema de Saúde.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a Campanha. “Precisamos vacinar todo o público-alvo da campanha, para evitarmos as complicações da influenza. Por isso, contamos mais uma vez com o apoio de todos”, ressalta a prefeita.