SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COMEMORA SEMANA DA ENFERMAGEM

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 101010
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia maio 15, 2020 por


No dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional dos Enfermeiros(as),  nesse mesmo tem início a Semana da Enfermagem. Essa data foi instituída em homenagem à Florence Nightingale (1820-1910), nascida neste mesmo dia, e considerada a mãe da enfermagem moderna. A semana em comemoração a enfermagem segue até o dia 20 de maio, considerado o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, data em que faleceu Ana Néri, mãe da enfermagem brasileira.

Nesse ano, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde comemoram a Semana da Enfermagem com todos os Enfermeiros (as) e Técnicos em Enfermagem que atuam nas instituições mantidas pela Prefeitura. Na ocasião, foi realizado um simples gesto, com a entrega de um chocolate e uma mensagem para os profissionais da área.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram que 2020 é o “ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia”, o qual foi designado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2019. O ano foi escolhido em homenagem ao bicentenário do nascimento da Florence Nightingale, em campanha coordenada pelo Conselho Internacional de Enfermagem e pela Nursing Now.

Este marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

A Enfermagem, também chamada de “arte de cuidar” é uma profissão elaborada, cercada de aspectos humanos, técnicos e científicos.

Em uma retrospectiva sobre a profissão, mostra-se o processo de modernização que ocorreu com decorrer dos anos e expansão da sua área de atuação. Atualmente, os profissionais da enfermagem estão envolvidos em pesquisas, projetos de pesquisa, programas de saúde, na assistência, nas universidades, no empreendedorismo e em tantas outras frentes de trabalho, na qual atuam com competência, enfrentando inúmeras intercorrências diárias e seguindo com resiliência. A enfermagem está muito além daquele profissional que aplica injeção e afere pressão.

É preciso valorizar a cada dia mais o profissional da enfermagem, pois ele (a) está inserido nos processos de atendimento dentro das instituições de saúde, pois desempenhando um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos seus níveis de atenção, sendo considerado o coração da organização.

A Secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre a data. “Para mim, comemorar essa data é um motivo de muito orgulho. Como enfermeira, ocupar o cargo de Secretária da Saúde do município, mostra o reconhecimento que nós profissionais da Enfermagem temos em Ituverava. Por isso, quero agradecer e parabenizar todos os profissionais da área que se dedicam e empenham diariamente no exercício da nossa função”, ressalta.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também parabenizou os profissionais. “Os profissionais de enfermagem são aqueles que, com suas mãos, cuidam e trazem esperança e tranquilidade. Quero parabenizar todos por essa data e agradecer por essa grande missão de cuidar das pessoas”, declara a prefeita.