SECRETARIA DA SAÚDE PARTICIPA DO 32º CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS ESTADO DE SÃO PAULO

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia maio 16, 2018 por


Entre os dias 18 e 20 de abril, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria Municipal da Saúde participou do 320 Congresso de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo. O artigo intulado de “Um Novo Modelo de Gestão Baseado no Pensamento Lean para Eliminação do Desperdício e Redução de Gastos na Saúde Pública do Município de Ituverava/SP”, foi escrito pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; pelo Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; pelo Especialista em Lean Manufacturing, Fred Salomão Mota Machado; pelo Secretário Municipal da Saúde Alcides Antônio Maciel Júnior; pelas Farmacêuticas Ludmila Gir Cola e Ana Paula Justino Barbosa Pedroso; e pela Assessora de Nível Médio, Márcia Cintra Molina de Oliveira.

O artigo relatou a fase inicial do projeto que está sendo implantado no município com o foco na eliminação do desperdício e redução de gastos, desde o fornecimento de insumos até a entrega para o cliente (paciente), buscando solucionar problemas para uma melhor qualidade da saúde ofertada a população atendida pelo SUS em Ituverava.

O artigo

O Lean foi descrito no final dos anos de 1980, apresentando um novo modelo de produção criado pela Toyota Motor Company, com foco na gestão da redução do desperdício, ofertando-se valor aos clientes por meio de processos estáveis e regulados. Considera-se como desperdícios: elevar o preço do serviço/produto pelo qual o cliente não pagaria, locomoção de materiais, produtos ou informações sem necessidade, exceder a carga horária de trabalho, demora no tempo de espera do processo inicial ao próximo processo, defeitos em decorrência de não conformidades e excesso de produção sem necessidade. O Lean visa eliminar o desperdício e/ou atividades que não geram nenhum proveito para a instituição, que são caracterizadas como problemas durante o processo, acarretando em custos altos, pois demandam tempo e recursos sem satisfazer a real necessidade do cliente.

A partir de agosto de 2017, a Secretaria Municipal da Saúde do município de Ituverava iniciou o levantamento sobre o processo de compra e fornecimento dos insumos em saúde no Almoxarifado Municipal da Saúde, quantidade comprada, gastos, acondicionamento dos insumos, dispensação para as Unidades de Saúde e entrega para o cliente (paciente). Em setembro de 2017, foi criada uma comissão, formada por uma equipe técnica pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Gestor em Saúde, Especialista em Lean Manufaturing, Farmacêuticos e Assessora de Nível Médio.

Posteriormente, foi analisado como é feita a solicitação da Farmácia Central, que está localizada em uma Unidade de Saúde e das nove Unidades de Saúde mantidas pela Secretaria da Saúde e dispensadoras de medicamentos, desses produtos ao almoxarifado. Foi analisado também o transporte, possíveis intercorrências, tempo de espera da solicitação até a entrega na Unidade. A partir do momento da chegada dos insumos na Farmácia Central, foi analisado como é o acondicionamento e disposição desses produtos, tempo de espera para entrega, distribuição para o cliente (paciente) e reposição dos mesmos no setor.  Após essa análise, a equipe traçou estratégias e implantação do pensamento Lean, utilizando-se as ferramentas necessárias de acordo com a necessidade de cada processo.

 

Congresso

O Congresso de Secretários Municipais da Saúde Estado de São Paulo acontece anualmente e reúne lideranças em saúde do estado e do país.

 Esse ano o município que acolheu o Congresso foi Rio Claro, onde foram recebidas cerca de 1.200 pessoas, com 675 artigos científicos, entre os quais o artigo da Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava foi apresentado.

Durante o evento aconteceu o Lançamento da 3a edição da Revista Boletim do Instituto de Saúde (BIS), que é uma parceria entre o COSEMS/SP, o Instituto de Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).  O lançamento contou com a presença do Presidente do COSEMS “Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo”, Carmino Souza, e do Presidente do CONASEMS  “Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, Mauro Junqueira.

Na 3ª edição da revista foi publicado o artigo “Judicialização de Medicamentos e Formação da Comissão Técnica de Avaliação (C.A.T.): análise do impacto na saúde nos últimos seis anos”, de autoria do Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; da Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; e do Secretário Municipal de Saúde Alcides Antônio Maciel Júnior; o qual foi premiado no ano de 2017 com 70 Prêmio David Capistrano.

Agradecimento

O Secretário de Saúde e vice-prefeito do município, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, falou sobre a participação de Ituverava no Congresso. “Mais um ano estamos participando desse Congresso tão importante para as Secretarias da Saúde do nosso estado. A participação nesses eventos é de grande valia, pois traz uma troca de experiências que pode contribuir muito com o serviço oferecido para a população ituveravense”, declara Dr. Alcides.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogiou a participação no evento. “Quero, primeiramente, agradecer e parabenizar a todos pelo artigo realizado em nosso município, pois ele é capaz de fazer uma grande diferença em nosso trabalho. Também gostaria de parabeniza-los pela iniciativa de participar desse Congresso, pois como ele é reconhecido em todo o estado de São Paulo, é uma grande oportunidade para apresentarmos o nosso trabalho e também aprender com os resultados das outras cidades do estado de São Paulo”, finaliza a prefeita.