PREFEITURA REALIZA MELHORIAS NO CENTRO CULTURAL E OUTROS PRÉDIOS PÚBLICOS

Postado dia maio 23, 2017 por

Com menos de 150 dias de governo, a Prefeita Adriana, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, já realizou diversas melhorias nos prédios do Centro Cultural “Professor Cícero Barbosa Lima Júnior”, Parque Recreio “Balduíno Nunes da Silva”, e na Igreja do Largo do Rosário, a primeira igreja construída no município e, por isso, patrimônio histórico de Ituverava.

De acordo com o Gestor Municipal de Cultura e Turismo, Wlamir Tony Lucas Ribeiro, “foram diversas melhorias, manutenções, reparos, tudo pensando no bem-estar da população ituveravense, que merece seus prédios públicos em bom estado de conservação e com condições para receber eventos e outras atividades”, explica Wlamir.

Centro Cultural “Professor Cícero Barbosa Lima Júnior”

No prédio do Centro Cultural, os reparos iniciaram nos terminais de execução do projeto Acessa São Paulo, onde todos os computadores tiveram a substituição de fios por internet no sistema Wi Fi.

Na biblioteca municipal “Adhemar Cassiano”, as portas foram trocadas e diversos móveis – mesas, cadeiras e balcão – foram recuperados. O acervo da biblioteca ainda recebeu 1.800 novos títulos adquiridos pela Prefeitura, além de em torno de 10.000 outros títulos que foram doados pela população por meio de campanhas. Com isso, atualmente, a biblioteca tem cerca de 80 mil obras à disposição do público. Além disso, todo o acervo da biblioteca foi cadastrado em um computador, que agora é patrimônio da biblioteca e está sendo utilizado para facilitar o trabalho no local.

O saguão do Centro Cultural recebeu nova pintura e reforma do piso. Além disso, a partir de agora o espaço conta com ambientes para leituras, que foram instalados através de móveis doados por comerciantes. As peças antigas do saguão foram revitalizadas assim, como a bomboniere.

No teatro, além da troca dos acentos e encostos que estavam danificados, foi substituído o carpete, pintura, e uma reforma no palco, com a instalação de um sistema automático para abrir e fechar as cortinas do palco. Para o teatro, também foi realizada uma manutenção geral da parte elétrica e foi feita a reforma do antigo retroprojetor de filmes.

Os sanitários do Centro Cultural também passaram por uma grande reforma, o que implicou na troca de vários equipamentos no local.

Além da pintura do prédio do Centro Cultural, na parte externa do prédio, na Praça Deputado Hélvio Nunes da Silva, foi feita a recuperação de postes e troca de luzes, para melhorar a iluminação no local, e reformas de paisagismo, que contaram com a doação de moradores para revitalizar os jardins.

“Com as reformas nas diversas repartições, o Centro Cultural está em condições de sediar eventos e oferecer cultura para a população”, declara o Gestor Municipal de Cultura e Turismo, Wlamir Tony Lucas Ribeiro.

Segundo Wlamir, em breve, haverá sessões de cinema no local, com filmes clássicos às quintas-feiras, produções atuais nas sextas e matinês aos domingos, sem custo para a população. Ele ainda adiantou que está agendado para junho uma apresentação de Stand Up e apresentações de Escolas de Música de Ituverava e de Uberaba, além de palestras, teatros e cursos no Centro Cultural.

Igreja do Largo do Rosário

A Igreja do Largo do Rosário, mantida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, também recebeu melhorias nos últimos dias por parte da Administração Municipal, como a troca de vidros, reparos no piso/assoalho, pintura das paredes externas que estavam pichadas, além da limpeza da Praça que fica no entorno da capela.

A Igreja do Largo do Rosário é um patrimônio municipal e, para preservar a identidade história do prédio, todos os reparos foram executados seguindo o mesmo padrão de acabamento histórico.

“A Igreja do Largo do Rosário é um dos cartões postais do nosso município e merece estar sempre preservada, para darmos àquele prédio o reconhecimento que ele merece, por conta da sua contribuição na história de Ituverava”, declara a prefeita Adriana.

Parque Recreio Municipal “Balduíno Nunes da Silva”

O Parque Recreio foi outro local público que recebeu serviços de manutenção e reparo pela administração municipal.

No local, foram recuperadas as calçadas e a antiga fonte, que há anos estava sem funcionamento; na lanchonete, foi promovida a troca de telhas quebradas; a guarita recebeu pinturas; e diversos canteiros ganharam plantio de flores e plantas ornamentais.

“O Parque Recreio estava abandonado há tantos anos e, em pouco tempo, dentro das possibilidades, a Prefeita Adriana já conseguiu um grande avanço no local, inclusive realizando eventos com grandes públicos, como a Cavalgada realizada na Feira da Bondade, que comemorou o aniversário de Ituverava, em março”, conta o gestor Wlamir Tony Lucas Ribeiro.

Agradecimento

“Quero agradecer o apoio recebido pela prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e dos secretários Rosa Maria Alves (Educação) e Antônio Abdalla Moysés (Obras) e equipe do Departamento de Compras da Prefeitura”, declara o gestor municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Wlamir.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre as melhorias realizadas. “Quero parabenizar a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, pois, em pouco tempo, foi possível realizar um trabalho muito significante para o município e que, desde já, está sendo muito elogiado pela população. Em breve, esperamos ter vários outros prédios públicos revitalizados”, ressalta a prefeita.