PREFEITURA DETERMINA E CRIA AÇÕES PARA COMBATER O CORONAVÍRUS EM ITUVERAVA

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 101010
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia março 19, 2020 por


No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou estado de Pandemia por conta do Coronavírus. Isso, somado ao grande aumento do número de casos confirmados no cenário nacional, motivou diversas ações determinadas pela Prefeitura de Ituverava, através da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, e da Secretaria Municipal da Saúde.

Desde o surgimento dos casos, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão atentas e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); do Governo Federal, através do Ministério da Saúde; e do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Além dessas instituições, a Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde estão mantendo contato frequente com a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, Hospital e Maternidade São Jorge, Unimed, e demais instituições ligadas à saúde.

Atualmente, segundo os dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 19 de março, há em Ituverava 05 casos suspeitos de COVID-19 (doença causada pelo Coronavírus) e um caso que já foi descartado. Os cinco casos suspeitos estão em isolamento domiciliar e todos os casos são de pacientes com históricos de viagens para o exterior ou contato com demais pacientes já confirmados com COVID-19.

Além disso, o município recebeu também 24 notificações suspeitas de H1N1. Dessas 24 notificações, 08 já foram descartadas; apenas 01 confirmada; outras 09 foram confirmadas como Influenza B, e as demais aguardam os resultados dos exames.

Ambos os casos suspeitos, tanto de COVID-19 como de H1N1, aguardam os exames que foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência da nossa região.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Dentre as primeiras ações para o enfrentamento do Coronavírus em Ituverava, foi a criação de um Plano de Contingência, que determina uma série de medidas quanto ao diagnóstico e tratamento dos casos no município.

No Plano de Contingência fica definido que pacientes que apresentarem sintomas respiratórios leve (coriza e mal estar) devem evitar ir para unidade de saúde, aguardar em domicílio, observar os sintomas em quarentena (14 dias), alimentando-se bem e hidratando-se;  pacientes que apresentarem febre e tosse devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência; e pacientes que apresentarem falta de ar com ou sem febre, devem ir diretamente ao Serviço hospitalar (Unidade de Urgência), sendo em Ituverava a Santa Casa de Misericórdia (para atendimentos SUS, convênios e particular) e Hospital e Maternidade São Jorge (convênios e particular).

Além disso, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o Plano de Contingência também determina as classificações dos casos, sendo casos leves: Síndrome gripal com sintomas leves (sem dispneia ou sinais e sintomas de gravidade), com ausência de comorbidades descompensadas que contraindicam isolamento domiciliar/sinais de gravidade; e Casos graves: síndrome gripal que apresente dispneia ou os sinais e sintomas de gravidade, comorbidades que contraindicam isolamento domiciliar.

Além disso, fica determinada a notificação imediata de todos os casos à Vigilância Epidemiológica do município.

DECRETOS MUNICIPAIS

Seguindo os decretos federais e estaduais sobre o tema, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também já assinou três decretos (nº 5.227; nº 5.228; e nº 5.229) que definem normas e recomendações de combate ao Coronavírus. Dentre as principais normas no âmbito do Poder Público estão:

– suspensão total das aulas da Rede Municipal de Ensino a partir do dia 23 de março (nessa semana, foram realizadas orientações para os pais, alunos e funcionários);

– suspensão total das atividades do Centro de Convivência do Idoso

– suspensão de aventos de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a cem (100) pessoas no período de 16 a 31 de março de 2020.

– suspensão de atividades coletivas, esportivas e culturais;

– redução do horário de funcionamento no âmbito da Administração Municipal, sendo realizado a partir de agora das 07h às 13h;

–  Ficam suspensas, por 60 (sessenta) dias ou até nova resolução, as férias deferidas ou programadas dos servidores da área da Saúde, Secretaria de Obras e Casa de Acolhimento;

– Ficam submetidos ao regime de teletrabalho ou quarentena os Servidores Municipais com idade superior à 60 anos e portadores de doenças crônicas que deprimam o sistema imunológico, exceto os profissionais da Saúde, do setor de Obras, do Setor de Transporte, Trânsito e Frotas, e da Casa de Acolhimento;

– Fica prorrogado pelo período que perdurar a situação de Emergência em Saúde Pública, no âmbito do município, a data para pagamento com desconto legal da parcela única do IPTU e taxas urbanas do município.

No decreto nº 5.229, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado ainda cria a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (COMECO), com representantes de diversos setores da Prefeitura, incluindo a Secretaria da Saúde, e que tem a determinação e responsabilidade pelo planejamento e implantação de medidas necessárias que visam o Coronavírus.

Além disso, no decreto nº 5.227, a prefeita recomenda medidas para outros Poderes, Órgãos ou Entidades Autônomas; Clubes de Serviços; Templos Religiosos, bem como o setor privado, sendo:             Suspensão de eventos com público superior a cem pessoas entre os dias 16 a 31 de março; Os restaurantes, bares e locais de eventos deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas; e Nos eventos abertos ou em locais onde há necessidade de filas, que seja observada a distância mínima de 1 metro de cada pessoa.

Além disso, ficou determinado que cada Secretaria adotasse as medidas necessárias para o enfretamento do Coronavírus, sendo assim, confira abaixo as mudanças:

ATIVIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES

ESTÃO SUSPENSAS ATÉ O MOMENTO:

– Aulas do Programa Atleta do Futuro, em parceria com o SESI

– Aulas dos Projetos da Secretaria Municipal de Esportes

– Treinamentos de todas as modalidades esportivas realizadas nos Ginásios Municipais de Esportes “Orlando Seixas Rego” e “Valdinei Marra”

– Aulas dos Projetos de Futsal nas EMEFs  Antônio Josino de Andrade, Mariana Grellet Seixas, Trajano Francisco Borges e Maria Barbosa.

ATIVIDADES DA SECRETARIA DO BEM ESTAR E INTEGRAÇÃO SOCIAL

Estão suspensos até o momento:

– Todas as atividades do Centro de Convivência dos Idosos de Ituverava e do distrito de São Benedito da Cachoeirinha

– Visitas do Programa Criança Feliz

– Capacitações da Frente de Trabalho Municipal e da Frente de Trabalho Estadual

– Cadastro de Isenção de IPTU para idosos

– Reuniões ordinárias da Casa dos Conselhos

– Todas as atividades e grupos em Aparecida do Salto

– Grupos, capacitações e encontros com número maior de pessoas no CRAS

– Atendimentos em grupos, reuniões ampliadas e visitas domiciliares do CREAS, exceto as urgentes e de famílias em situação de extrema vulnerabilidade

– Visitas na Vila Dignidade e na Instituição de Acolhimento “Benedita Maria de Freitas Matos” – Casa Abrigo

– Atendimentos domiciliares do Conselho Tutelar

Os núcleos sócio-educativos (Recriança I, Curumins e Recriança de São Benedito da Cachoeirinha) terão atendimentos em horários fracionados, em grupos pequenos, e fornecimento de lanches para o público atendido.

Os demais serviços e atividades seguem sendo realizados normalmente.

ALTERAÇÃO NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

RECURSOS HUMANOS

– Não haverá atendimento presencial aos servidores ativos e inativos, e ao público em geral.

Saiba como ser atendido:

HoleriteAtravés do site: www.ituverava.sp.gov.br/servicos-on-line/
Informe de rendimentos servidores ativosAtravés do site: www.ituverava.sp.gov.br/servicos-on-line/
Informe de rendimentos servidores inativosAtravés do telefone 3830-7073 ou do e-mail: rhrse@ituverava.sp.gov.br
Perícias MédicasAtravés do telefone 3830-7073 ou do e-mail: rhrse@ituverava.sp.gov.br
Demais serviçosAtravés do telefone 3830-7073 ou do e-mail: rhrse@ituverava.sp.gov.br

LANÇADORIA E TESOURARIA

– Não haverá atendimento presencial ao público, somente em casos com agendamento.

Emissão de certidão para imóveis e empresasAtravés do site: www.ituverava.sp.gov.br/servicos-on-line/
Emissão de guias para pagamento de Tributos e TaxasAtravés do site: www.ituverava.sp.gov.br/servicos-on-line/
Abertura de empresasAtravés do site: www.ituverava.sp.gov.br/servicos-on-line/
Demais serviços, dúvidas e esclarecimentosAtravés do telefone 3830-7032 ou 3830-7041 ou através dos e-mails: lancadoriarse@ituverava.sp.gov.br ou tesourariarse@ituverava.sp.gov.br

PROTOCOLO

Requerimentos diversosAtravés do e-mail: protocolorse@ituverava.sp.gov.br
Demais protocolosAtravés do telefone 3830-7023 ou através do e-mail: protocolorse@ituverava.sp.gov.br

SETOR DE ENGENHARIA E FISCALIZAÇÃO (Habite-se, Alvarás, Desmembramentos e Aprovação de Plantas)

Atendimento através de agendamentoAtravés do telefone 3830-7013 ou através do e-mail engenharia@ituverava.sp.gov.br

FUNDO DE PREVIDÊNCIA

Atendimento através de agendamentoAtravés do telefone 3830-7037 ou através do e-mail fms@ituverava.sp.gov.br

As alterações são válidas por tempo indeterminado. Em casos de novas mudanças, as instruções serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Ituverava.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Além das medidas de prevenção e combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde estão adotando também medidas de conscientização para que a população seja bem informada sobre os boletins e documentos oficiais da cidade, como também métodos de prevenção, sintomas, tratamento.

Para isso, foi criada uma página no site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus, onde consta todos os documentos e informações de caráter de importância para a população.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra  de conscientização, com o infectologista que atende na Atenção Básica de Ituverava, Dr. Rodrigo Molina, para esclarecer e tirar dúvidas para todos os médicos, enfermeiros e responsáveis de setores e Unidades de Saúde de Ituverava.

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, falou sobre o Coronavírus. “Estamos trabalhando incansavelmente para prevenir e combater o Coronavírus em Ituverava. Quero agradecer e ressaltar o apoio de todos aqueles que estão conosco nessa luta, como a prefeita Adriana; o vice-prefeito Dr. Alcides; os demais secretários municipais; a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19; a Santa Casa; o Hospital e Maternidade São Jorge; a Unimed; e todos que estão colaborando”, ressalta.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado mandou um recado para a população. “Todos nós já temos conhecimento da gravidade do Coronavírus e, por isso, temos todos que estar conscientes dos nossos atos para evitar que o nosso município sofra muitos danos. Por isso, pedimos a todos para que fiquem em suas residências e só saíam quando for extremamente necessário; evitem aglomerações; e adotem as outras medidas de prevenção”, declara a prefeita.

Dentre as medidas sugeridas no Plano de Contingência da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde estão: Medidas básicas de higiene (lavar as mãos com agua e sabão, e de preferência utilizar toalhas de papel para secá-las); Outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70%;  Ampliação da limpeza com álcool 70% (objetos e superfícies);  Para limpeza doméstica, recomenda-se a utilização de água sanitária;  Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar; Evitar tocar nariz, olhos e boca;  Evitar contato com pessoas que apresente os sintomas gripais;  Evitar aglomerações;  Evitar compartilhar objetos pessoais e utensílios domésticos;  Manter residências e locais arejados e ventilados;  Em filas manter distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas.