PREFEITA PROMOVE REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA “RECOMEÇO”

Servidor Publico

Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 101010
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias

Postado dia junho 6, 2018 por

Na terça-feira, dia 30 de maio, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado realizou na sala de reuniões do Gabinete, no Paço Municipal, uma reunião com o objetivo de tratar a adesão do município ao Programa Recomeço, do Governo do Estado de São Paulo.

Além da prefeita Adriana, participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; o gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote; o secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Abdalla; a secretária da Educação, Valdinéa Rodrigues de Souza Borba; o capitão da Polícia Militar, Helder Antônio de Paula; o subtenente Eugênio Luiz de Paula; e representantes da Secretaria do Bem Estar e Integração Social; Casa dos Conselhos; CAPS Viver; Conselho Tutelar; Conselho Sobre Drogas; dentre outros.

Na ocasião, foi passado aos presentes o principal objetivo do Programa Recomeço, que é proporcionar condições para uma vida saudável e digna, auxiliando os dependentes de álcool e drogas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para a recuperação.

Segundo as diretrizes do Programa, o trabalho se dá em cinco eixos de atuação: prevenção, tratamento, reinserção social e qualificação profissional; apoio à requalificação de territórios identificados como locais de consumo de substâncias psicoativas; e acesso a Justiça e Cidadania.

Todos os presentes na reunião foram favoráveis a adesão do município de Ituverava ao programa e, através disso, já começaram a dar andamento ao 1º passo para adesão do mesmo, que é a criação do Comitê Gestor Municipal de Políticas Sobre Drogas.

O Comitê Gestor será formado por representantes da Secretaria da Saúde, Secretaria do Bem Estar e Integração Social, Polícia Militar, Secretaria da Educação, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Conselhos Municipais, entre outros. A primeira reunião do Comitê já está marcada para a próxima semana.

Os próximos passos para a adesão ao Programa Recomeço são a elaboração do diagnóstico do Cenário Municipal de Políticas sobre Drogas; a elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas; e a aprovação do mesmo pelo Comitê Técnico Científico e pelo Grupo de Gestão Executiva; e, por fim, a assinatura do termo de adesão ao Programa Recomeço.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou sobre a adesão do município ao programa. “O Programa Recomeço trará muitos subsídios para que possamos fortalecer as ações voltadas ao enfrentamento dos problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas em nosso município. Por isso, desde já, quero agradecer todos que estão envolvidos nessa causa e empenhados em aderir o município nesse programa”, ressalta Adriana.