PELA 2ª VEZ, SAÚDE BUCAL DE ITUVERAVA É ESCOLHIDA COMO A 3ª MELHOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 101010
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia outubro 1, 2019 por


No dia 11 de setembro, o Conselho Federal de Odontologia do (CFO) divulgou os vencedores do Prêmio Nacional e Estadual de Saúde Bucal e, pelo segundo ano consecutivo, Ituverava foi escolhida como a 3ª Melhor Cidade do Estado de São Paulo na categoria cidades com até 50 mil habitantes.

As cidades vencedoras foram selecionadas de acordo com critérios, como financiamento em saúde, assistência odontológica básica e especializada, Gestão Gerencial em Saúde, remuneração na atenção básica, educação permanente, entre outros.

Os municípios melhores selecionados se destacaram por suas políticas públicas voltadas à Saúde Bucal em 2018.

Nesta edição, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) recebeu 66 inscrições, maior número de participantes em comparação as edições anteriores. O município de Ituverava participou duas vezes dessa premiação (2018-2019), sendo que nas duas ocasiões conseguiu a classificação entre as três primeiras colocações.

Os resultados foram anunciados após análise da Comissão de Políticas Públicas de Saúde da autarquia. Na categoria de cidades do Estado de São Paulo com até 50 mil habitantes, Ituverava obteve novamente o 3° lugar, ficando atrás apenas das cidades de Descalvado e, a um ponto a menos da segunda colocada, Serra Negra.

A conquista do 3º lugar entre as cidades com até 50 mil habitantes, é novamente um marco muito importante para a cidade e a Secretaria de Saúde do município, que é considerada referência na região.

Nesse mesmo ano, o Departamento de Saúde Bucal de Ituverava também foi destaque na qualidade dos materiais e insumos adquiridos para o Centro de Especialidades Odontológicas e Unidades de Saúde em pregão presencial, e também na aquisição de 5 mil kits de escovação (escova, creme dental e fio dental) para as creches e escolas que fazem parte da área de cobertura das Unidades de Saúde do município e distritos.

Na terça-feira, dia 17, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado visitou o Centro de Especialidades Odontológicas para parabenizar pessoalmente a equipe pela conquista. “Pelo segundo ano consecutivo fomos premiados como a 3ª melhor cidade do estado, na categoria até 50 mil habitantes, em Saúde Bucal. Isso prova que estamos fazendo corretamente o nosso trabalho de oferecer um serviço de qualidade para a nossa população, graças a todos os nossos investimentos e, com certeza, a toda equipe do Departamento de Saúde Bucal de Ituverava, que realiza um excelente trabalho no Centro Odontológico e também nas Unidades de Saúde. Muito obrigada a todos e parabéns por essa conquista”, ressalta a prefeita.

O Diretor do Departamento de Saúde Bucal, Dr. Gabriel Freitas, parabenizou e agradeceu ao apoio de toda a gestão e dos profissionais que trabalham no Departamento e que foram essenciais para a conquista desse prêmio, e completou, “o Departamento  de Saúde Bucal não mede esforços para promover a melhor condição de trabalho para os profissionais, além de um ótimo atendimento aos munícipes. Esse reconhecimento também serve de inspiração para que as autoridades invistam em políticas públicas de saúde bucal e assim promovam uma odontologia cada vez melhor para a população”, declara.

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, também falou sobre o resultado da premiação. “A saúde pública de Ituverava é considerada referência em toda nossa região e, essa premiação, vem consolidar o trabalho que realizamos no município e distrito. Quero agradecer a prefeita Adriana pelo apoio; ao Diretor do Departamento de Saúde Bucal, Gabriel Freitas, e toda sua equipe, que são os responsáveis por essa conquista”, afirma a secretária.

Prêmio Estadual de Saúde Bucal

Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde, o Prêmio tem reconhecido o trabalho desenvolvido por municípios que investem em ações de saúde bucal. Inicialmente chamado de Brasil Sorridente, a partir de 2018 a iniciativa passou a ser tratada como Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, segundo a Resolução CFO-191/2018.

Neste ano, os municípios premiados da etapa do estado de São Paulo serão homenageados em uma cerimônia que será realizada na Casa da Odontologia Paulista.

O ranking do Prêmio Estadual de Saúde Bucal CROSP/2019 pode ser acessado pelo site:

http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/1521d96ad15699fdfa2b3bfb60eca8dc.pdf