• Buscar notícias

Notícias

Secretário da Saúde participou de encontro em São Paulo

10/02/2017 - 12:26:07

Evento, realizado dia 30, discutiu arboviroses, que são conjuntos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Segunda-feira, dia 30, foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o “Encontro com os municípios do Estado para ações de combate às arboviroses”. 

O evento reuniu representantes dos 645 municípios do Estado para se debater ações de combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika, chinkungunya, febre amarela e outras doenças que ainda não tiveram casos confirmados no Brasil. 

Ituverava foi representada pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior; pelo gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote, e pelo diretor da Vigilância em Saúde, Cleber Jacob Silva de Paula.

No encontro, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além do debate de medidas de combate às arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti), foram abordados atual cenário da febre amarela no Estado e discutidas medidas de vigilância e conscientização da população para a vacina.

Números
O secretário estadual de Saúde David Uip também apresentou os números atualizados e pediu envolvimento de todos na luta contra as doenças. “Durante o encontro, ficou mais evidente o quanto é importante desenvolver um trabalho intensivo para combater o Aedes aegypti, que é transmissor de todas essas doenças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior, em entrevista à Tribuna de Ituverava. 

“A chinkungunya tem preocupado muito, porque é uma doença que ainda não chegou em Ituverava, mas que já tem feito vítimas na região. Ela é muito mais grave que a dengue, pois é uma doença muito séria, e suas sequelas podem durar por até três anos”, destaca.

O que são arboviroses 
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, transmitidas pelo Aeds aegypti. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos causadas pelo Aedes aegypti, como Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.

Existem três famílias mais conhecidas de arbovírus e cada uma delas engloba causadores de, que têm semelhança em seu código genético e também nas suas proteínas base. 

O Flavivírus inclui as doenças do Aedes, como o Zika vírus, dengue e febre amarela, além de outras doenças, como a encefalite japonesa (transmitida pelos mosquitos do gênero Culex)
O Togavírus é a classificação da febre chikungunya e das encefalites equinas, como a do leste, oeste e venezuelana
O Bunyavírus é a classificação que inclui os hantavírus, causadores da febre hemorrágica. Existem também as famílias reoviridae e rhabdooviridae, que causam mais infecções em animais.

Veja mais notícias

10/11/2017 - 13:07:38 - ... leia mais
10/11/2017 - 13:04:16 - ... leia mais
23/10/2017 - 10:36:29 - OPERAÇÃO TAPA BURACO TEM INÍCIO EM ITUVERAVA... leia mais
23/10/2017 - 10:32:56 - MUTIRÃO DE AGENDAMENTO PARA RETIRADA DE KITS DA SEJA DIGITAL É REALIZADO EM ITUVERAVA... leia mais
23/10/2017 - 10:29:05 - COORDENADOR DO PROGRAMA ATLETA DO FUTURO VISITA ITUVERAVA... leia mais

Veja Também

WWW.ITUVERAVA.SP.GOV.BR

Prefeitura MunicIpal de Ituverava
Rua João José de Paula, nº 776 - 14500 000 - Ituverava-SP
Fone: (16) 3830 7000