DR. MOURA OFERECE PALESTRA PARA MORADORES DA VILA DIGNIDADE

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 0 10 10 10
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia junho 26, 2017 por


Na quarta-feira, 14 de junho, os 25 idosos moradores da Vila Dignidade tiveram uma palestra para esclarecer e orientar sobre Fisiologia e Patologia na Terceira Idade. A palestra foi ministrada voluntariamente pelo Ginecologista Dr. José de Moura Jorge e tratou temas como Climatério, Menopausa, Atrofia Urogenital e Câncer Ginecológico na Menopausa.

Segundo Dr. Moura, “devido ao aumento da longevidade, às mulheres podem sofrer da síndrome geniturinária da pós?menopausa durante mais de um terço da sua vida. A partir dos 60 anos, muitas mulheres acreditam que não precisam mais visitar o ginecologista uma vez ao ano. Isso se deve ao fato de que, com a menopausa, muitas mulheres e homens pensam que esta é uma fase da vida na qual não é mais necessário ter este tipo de preocupação. Afinal, não há mais filhos à vista e a vida sexual não é mais tão importante. Esse argumento, no entanto, é falso. As mulheres devem ir ao ginecologista durante toda a sua vida, seja com 60, 70 ou 80 anos, anualmente, para prevenção de doenças. Vários tipos de câncer como, por exemplo, o de vulva, de endométrio e de ovário, que tem uma evolução muito rápida, acontecem em idades mais avançadas”, explica o Ginecologista.

Também estiveram presentes na palestra o Secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos da Silva, representando a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; a esposa do Ginecologista, Angela Maria Figueiredo de Paula Jorge, que é assistente social e coordenadora do CRAS de Miguelópolis; a coordenadora da Vila Dignidade, Giovana Verdinelli; e a gestora da Vila Dignidade, Luciana de Lima Gambi.

A coordenadora da Vila Dignidade, Giovana Verdinelli, agradeceu o ginecologista pela palestra. “Em nome da Vila Dignidade, Secretaria do Bem Estar e Integração Social e Prefeitura Municipal de Ituverava, agradecemos ao Dr. José de Moura Jorge, pela sua honrosa presença e brilhante colaboração voluntária, que através do Alertar, Orientar e Despertar, contribuiu aos moradores da Vila uma nova visão de mudança de hábitos e tomada de novas e corretas decisões ao priorizarem a saúde. Estamos certos que atingimos nosso objetivo ao realizar essa ação. Sentimos inteiramente gratos pela sua dedicação e contamos com futuras ações conjuntas”, declara Giovana.

O secretário do Bem Estar e Integração Social, Antônio Carlos da Silva, também falou sobre a palestra. “Esse foi mais um evento onde levamos aos idosos da Vila Dignidade muito conhecimento através de um profissional de muita experiência e reconhecimento em Ituverava. Quero agradecer o Dr. Moura pela dedicação e a Prefeita Adriana por sempre incentivar os nossos projetos”, finaliza Antônio Carlos.

Currículo

O palestrante Dr José de Moura Jorge (CRM 38.192) é formado pela Faculdade de Medicina – Unesp – “Julio de Mesquita Filho”, campus de Botucatu. É Médico do Trabalho – Subsecretaria de Medicina do Trabalho- Registro nº 14.680 – MTB; possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO); foi Acadêmico Estagiário por concurso no Serviço de Obstetrícia da Casa Maternal da Infância “Leonor Mendes de Barros” – LBA –

INAMPS, nos anos de 1976 a 1978/ participou do Curso de Cirurgia Experimental, de Abril a Setembro de 1975, no Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina Unesp de Botucatu; foi Monitor da disciplina de Anatomia Patológica Especial Humana da Faculdade de Medicina de Unesp de Botucatu, durante o ano de 1976. Dr. Moura também participou de Curso de Fisiologia Obstétrica da Casa Maternal da Infância “Leonor Mendes de Barros” – LBA; Curso de Anatomia Médico – Cirúrgica do Revestimento Interno da Cavidade Pélvica; Curso sobre Atualização em Ginecologia Endócrina; Curso sobre Toxicomanias; Curso sobre Temas de Obstetrícia; Curso sobre Mastologia; Curso sobre Placenta; Curso de Eletrocardiografia Clínica; e fez Residência Médica na área de Ginecologia e Obstetrícia no HC de Botucatu – Unesp, nos anos de 1979 a 1981. Dr. Moura é integrante do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, onde desenvolve atividade relativa à Ginecologia e Obstetrícia, desde 1º de Setembro de 1982 e atende na Clínica da Mulher, localizada na rua Dr. Ademar de Barros, nº711, telefone 3839-2888.