DEPARTAMENTO DE SAÚDE BUCAL JÁ REALIZOU MAIS DE 58 MIL PROCEDIMENTOS EM 2019

Menu

Prefeitura


Município


Servidor Publico


Telefones Úteis


Cartório Eleitoral (16) 3839-3103
Centro de Saúde – (16) 3830-4100
Correios – (16) 3729-6990
CPFL – 0800 101010
Delegacia de Polícia – (16) 3729-4128
Hospital – (16) 3839-1311
Polícia Militar – (16) 3839-7740
Prefeitura Municipal – (16) 3830-7000
SAAE – (16) 3830-5500
Santa Casa (16) 3830-1200

← Voltar para notícias



Postado dia outubro 1, 2019 por


O Departamento de Saúde Bucal de Ituverava, premiado recentemente como a 3ª melhor cidade do Estado de São Paulo no quesito cidades até 50 mil habitantes, é mantido no município pela Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Só até agosto desse ano, o Departamento de Saúde Bucal contabilizou mais de 58 mil procedimentos, com aproximadamente 15 mil pessoas atendidas, à nível de Atenção Básica; Atenção Especializada; e Atenção Hospitalar.

O Departamento de Saúde Bucal mantém em Ituverava o Centro de Especialidades Odontológicas e também nove salas nas Unidades de Saúde da Família.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Ituverava possui um amplo atendimento e além de Ituverava, ele serve como referência para mais quatro cidades da região: Buritizal, Aramina, Igarapava e Miguelópolis.

A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é formada por um Diretor Geral do Departamento de Saúde Bucal, Dr. Gabriel Freitas; 13 Cirurgiões Dentistas; Auxiliares de Saúde Bucal; auxiliares administrativos; Protéticos e Fonoaudiólogas.

O CEO possui atendimentos nas especialidades de Cirurgia Oral Menor; Endodontia; Periodontia; Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE); Estomatologia; Pediatria; Próteses Dentárias; e Clínica Geral.

Em 2019, no CEO foram registrados mais de 600 procedimentos e mais de 280 pacientes beneficiados, com atendimentos no CEO e a nível hospitalar na Santa Casa de Ituverava, com a Dra. Sueli Ide, na especialidade Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). Na especialidade de Prótese Dentária foram entregues mais de 560 próteses (Prótese Total e/ou Prótese Parcial Removível). Na Endodontia foram realizados mais de 520 procedimentos de canais. A Pediatria realizou no CEO cerca de 280 atendimentos infantis. Na Cirurgia Oral Menor foram atendidos 1.037 pacientes, com mais de 1.230 procedimentos realizados. A Periodontia totalizou mais de 250 pacientes atendidos e mais de mil procedimentos. Além dos atendimentos realizados pelos Clínicos Gerais e as Urgências e Emergências.

Já na Atenção Básica, o Departamento de Saúde Bucal conta com 09 salas nas Unidades de Saúde, com mais nove dentistas e nove auxiliares. Além dos atendimentos clínicos, as Unidades de Saúde possuem programas e projetos educativos nas escolas e creches das áreas de cobertura e também nas próprias unidades. Entre as ações realizadas mensalmente pelas Unidades estão: atividades lúdicas; palestras; escovação supervisionada; bochecho com flúor; grupos de gestantes; odonto-bebe “Programa de Pré-natal Odontológico”; visitas de puericultura e visitas a pacientes acamados; além das ações intersetoriais e multiprofissionais que envolvem todos os pacientes atendidos pelas Unidades de Saúde. Nesse ano, inclusive, o Departamento de Saúde Bucal realizou a entrega de mais de 5.000 kits de escovação (contendo escova, pasta e fio dental) para os alunos do município.

Segundo o Diretor do Departamento de Saúde Bucal, Dr. Gabriel Freitas, “nós não medimos esforços para a implantação de iniciativas que promovam o acesso com qualidade aos serviços de saúde pública e melhorias no fortalecimento da Saúde Bucal do nosso município, por isso, apresentamos sempre bons resultados”, ressalta o diretor.

A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, também falou sobre o trabalho realizado.  “O Departamento de Saúde Bucal é muito atuante em nosso município, através do Centro Odontológico e das Unidades de Saúde. A equipe é altamente capacitada e realiza um ótimo trabalho. Por isso, merecemos o destaque entre as melhores cidades em Saúde Bucal do nosso estado”, declara Janine.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogiou o Departamento de Saúde Bucal. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que Ituverava foi eleita mais uma vez como a 3ª melhor cidade do nosso estado, em cidades de até 50 mil habitantes, no quesito Saúde Bucal. O trabalho da equipe do Departamento de Saúde Bucal é exemplar. E a Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão sempre investindo em materiais de qualidade para auxiliar esse trabalho. Mais uma vez, quero parabenizar e agradecer todos pelo empenho e dedicação”, finaliza a prefeita.